adplus-dvertising

Quais os principais sintomas do míldio na videira?

Índice

Quais os principais sintomas do míldio na videira?

Quais os principais sintomas do míldio na videira?

Sintomas de míldio em folhas de videira. a) “Manchas óleo” iniciais e irregulares amarelo-pálido na parte superior da folha; b) eflorescência branca-cotonosa formadas por estruturas do patógeno na parte inferior da folha; c) na superfície das bagas; d) escurecimento nos ramos.

Como combater o míldio da videira?

Algumas medidas de manejo para o míldio na cultura do milho são:

  1. Utilização de variedades resistentes;
  2. Tratamento de sementes com fungicidas sistêmicos;
  3. Eliminação de plantas doentes e restos culturais;
  4. Rotação de culturas;
  5. Plantio precoce em áreas com ocorrência da doença.

Quais principais fatores ambientais favorecem o surgimento do míldio na videira?

O míldio se desenvolve sob condições de temperatura entre 18 °C e 25 °C, necessitando da presença de água sobre a superfície da planta por no mínimo 2 horas, podendo esse molhamento ser proveniente de orvalho, irrigação ou chuva. Para a esporulação do patógeno a umidade do ar precisa estar acima de 98%.

Quais os principais sintomas da doença ferrugem?

Os primeiros sintomas são minúsculos pontos, mais escuros do que o tecido sadio da folha, de uma coloração esverdeada a cinza-esverdeada (Figura 1), com correspondente protuberância (urédia) na página inferior da folha (Figura 2).

Quais os sintomas de oídio na soja?

Os sintomas apresentados pelo oídio podem variar de clorose, ilhas verdes, manchas ferrugino- sas, desfolha acentuada ou combinações desses sintomas, dependendo da reação das cultivares. Todavia, o mais evidente é a própria estrutura branca e pulverulenta do fungo sobre a superfície das partes infectadas.

Como identificar oídio?

Os sintomas do oídio são fáceis de identificar. Inicialmente aparecem pontos brancos ou cinzentos, pulvurulentos e irregulares sobre as folhas, caules, flores ou frutos. Estes pontos vão aumentando e confluindo, formando grandes manchas. O aspecto geral é de que caiu farinha sobre os órgãos afetados.

Como combater o míldio na alface?

Reduzir as regas e evitá-las no final de tarde. Quando possível, optar por irrigação localizada. Evitar o cultivo sucessivo de alface com o objetivo de reduzir o inóculo na área. Além de concorrerem por luz e nutrientes, a presença de invasoras pode dificultar a dispersão da umidade, favorecendo a doença.

Quais são as principais medidas de controle para doenças fúngicas na cultura da videira?

Medidas de controle - Algumas práticas são importantes para o manejo da doença e para melhorar a eficácia do tratamento químico: remoção e destruição de frutos mumificados; eliminação de ramos podados; adubação equilibrada, e arejamento da copa.

Qual a doença mais importante da videira?

  • No Brasil, o míldio é considerado a doença mais importante da videira, causada por Plasmopara viticola. Em condições favoráveis, a doença pode ocasionar perdas de até 75% da produção.

Quais são as condições para a receptividade da videira?

  • Com as condições propícias ao desenvolvimento da doença e a receptividade da videira, estão reunidas todas as condições para o aparecimento das primeiras infecções (Figura 8). A chuva nesta fase é crucial para que haja a libertação dos zoósporos através dos salpicos que atingem a videira.

Qual a estratégia de protecção da videira?

  • As soluções existentes no mercado permitem-nos uma boa gestão e controlo da doença em todo o ciclo da videira (sempre que se justifique uma intervenção deste género). A estratégia de protecção a adoptar passa principalmente pela oportunidade de tratamento.

Postagens relacionadas: