O que é PET em medicina nuclear?
Índice
- O que é PET em medicina nuclear?
- O que significa SUV no exame PET?
- Para que serve o exame de PET Scan?
- O que é um TC em medicina?
- Como funciona o procedimento em medicina nuclear?
- Qual é a base da medicina nuclear?
- Como funciona a medicina nuclear?
- Quais são os exames utilizados em medicina nuclear?
- Quais os equipamentos mais modernos de Medicina Nuclear?

O que é PET em medicina nuclear?
O PET é um exame de imagem que avalia o metabolismo das estruturas analisadas, mais especialmente osso, músculo, cérebro, pulmão e fígado, entre outros órgãos.
O que significa SUV no exame PET?
Eventuais lesões encontradas nos exames de PET/CT podem ter sua intensidade de captação quantificada, gerando um valor numérico SUV (standard uptake value), que expressa a atividade metabólica desta lesão.
Para que serve o exame de PET Scan?
O exame Pet-Scan, também conhecido como Pet-CT, foi incorporado no dia 23 de abril ao Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é considerado uma das tecnologias mais modernas para diagnosticar e acompanhar a presença e a progressão de 20 doenças, entre as quais diversos tipos de câncer.
O que é um TC em medicina?
É uma técnica de diagnóstico por imagem que permite a visualização de alterações metabólicas do organismo. PET – tomografia por emissão de pósitrons, em conjunto com informações anatômicas - CT – tomografia computadorizada, forma um equipamento híbrido.
Como funciona o procedimento em medicina nuclear?
Na maioria dos casos, um exame de medicina nuclear é realizado como um procedimento ambulatorial....
- A exposição à radiação provêm dos radiofármacos.
- O material radioativo no corpo perderá a radioatividade naturalmente em curto espaço de tempo.
- O material radioativo também é eliminado pela urina e fezes.
Qual é a base da medicina nuclear?
- A base fundamental da medicina nuclear é o radiofármaco – uma substância ativa que inclui um radionuclídeo que emite radiação. O radiofármaco que é administrado (oralmente ou por via intravenosa) no doente é então captado e retido pelas células e tecidos.
Como funciona a medicina nuclear?
- Diferente dos exames de imagem convencionais, como radiografia, ressonância magnética e ultrassom, a medicina nuclear tem como base analisar a função dos tecidos e dos órgãos. Ela avalia a fisiologia e o metabolismo do corpo.
Quais são os exames utilizados em medicina nuclear?
- Os exames comumente utilizados em medicina nuclear são: Cintilografia óssea. Gamagrafia com gálio. Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan). Gamagrafia de tireoide. Obtenção da Imagem. Os radionuclídeos mais comumente usados são: Gálio 67 - Utilizado para detectar câncer em certos órgãos. Também pode ser usado para uma varredura do corpo ...
Quais os equipamentos mais modernos de Medicina Nuclear?
- Alguns equipamentos mais modernos de medicina nuclear, como os que temos no IPO Lisboa, juntam a tecnologia clássica da tomografia de medicina nuclear com a TC – são os chamados equipamentos híbridos: SPECT-TC e PET-TC, melhorando a localização anatómica das lesões.