Qual o tecido do peritônio?

Qual o tecido do peritônio?
O peritônio é uma extensa membrana serosa, formada essencialmente por tecido conjuntivo, que reveste o interior das paredes da cavidade abdominal e expande-se para cobrir a maior parte dos órgãos que contém.
Quais são as funções do peritônio?
- Quais as Funções do Peritônio? Conforme mencionamos, em essência, a função do peritônio é proteger e sustentar os órgãos presentes nas regiões abdominal e pélvica. No entanto, essa membrana exerce funções complementares que precisam ser mencionadas. Vejamos quais são. Conectar os órgãos uns aos outros;
Quais são as alterações do peritônio?
- Nestas alterações o peritônio é levado com as vísceras, sofrendo torções, fusões e coalescências. Por outro lado, muitos órgãos abdominais são extremamente móveis e o peritônio tem que se dispor de modo a fixá-los e, ao mesmo tempo, permitir sua mobilidade.
Por que os rins estão fora do peritônio?
- Alguns órgãos, como os rins, estão dentro da cavidade abdominal ou pélvica, mas fora do peritônio, e são conhecidos como órgãos retroperitoneais. Há um rico suprimento nervoso para o peritônio parietal, tornando-o sensível à dor.
Quais são os ligamentos do peritônio?
- Esses ligamentos do peritônio podem ser classificados como ligamentos hepáticos, esplênicos ou gástricos. Essa nomenclatura depende da base na qual esses ligamentos se originam. Vejamos os detalhes. Ligamento hepatoduodenal. Ligamento gastroesplênico. Ligamento gastrofrênico.