Como fazer um PRAD ambiental?
Índice
- Como fazer um PRAD ambiental?
- Quando é feito o PRAD?
- Quais são os objetivos do Prad?
- Quanto custa para fazer o PRAD?
- O que é projeto de recuperação de áreas degradadas?
- O que vem a ser um plano de recuperação de áreas degradadas?
- O que deve conter os planos de recuperação de áreas degradadas?
- Quais são as características encontradas no PRAD?
- O que é PRAD e qual é o objetivo?

Como fazer um PRAD ambiental?
A elaboração do PRAD consiste nas seguintes etapas:
- Caracterização da área degradada e seu entorno, bem como do agente causador da degradação através de vistoria de campo;
- Escolha da proposta de recuperação e adoção de um modelo de recuperação adequado ao local, respeitando as peculiaridades;
Quando é feito o PRAD?
A elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada é mais comumente necessário quando solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante dos processos de licenciamento ambiental de atividades degradadoras do meio ambiente.
Quais são os objetivos do Prad?
Desta forma, a principal definição e objetivo do PRAD é promover que uma área degradada possa no futuro ter condições diferentes do original, porém com possibilidade de restituição do ecossistema e da população silvestre que por ora se fez presente no local.
Quanto custa para fazer o PRAD?
Segundo Corrêa (2007), os Planos de Recuperação de Área degrada (PRAD) executados em áreas de Cerrado têm sido orçados entre R$ 500,00 e R$ 15.000,00 por hectare revegetado.
O que é projeto de recuperação de áreas degradadas?
O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas – PRAD é um instrumento de planejamento das ações necessárias visando à recuperação da vegetação nativa, o qual deve apresentar o diagnóstico ambiental da área degradada ou alterada, os métodos e técnicas a serem utilizados e prever cronograma de implantação e ...
O que vem a ser um plano de recuperação de áreas degradadas?
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente como também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental.
O que deve conter os planos de recuperação de áreas degradadas?
O que devem constar nos planos de recuperação de áreas degradadas – PRAD?
- Documentação do requerente;
- Documentação da propriedade ou posse;
- Cadastro no ato declaratório ambiental ADA ao IBAMA, se for o caso;
- Certificado de registro do responsável técnico no Cadastro Técnico Federal do IBAMA CTF, se for o caso;
Quais são as características encontradas no PRAD?
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD tem como objetivo apresentar as diretrizes para a recuperação das áreas degradadas, em estudo, desenvolvendo ações de controle, adotando medidas de minimização da ação dos agentes erosivos e recuperação ambiental das áreas afetadas.
O que é PRAD e qual é o objetivo?
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é um conjunto de métodos e ações aplicados para se recuperar ou restaurar uma determinada área que tenha sofrido algum processo de degradação ou destruição.