Qual o significado de Nirvana para o budismo?

Qual o significado de Nirvana para o budismo?
“O nirvana é um estado de paz e tranqüilidade alcançado através da sabedoria”, diz a monja Coen Murayama, da Comunidade Zen-Budista de São Paulo. ... Dentro do budismo esse conceito pode ser usado em várias situações, como para designar a morte.
Qual é o conceito do Nirvana?
- Segundo os principais fundamentos do budismo, o Nirvana é um estado de elevação que garante paz, tranquilidade e sabedoria. O conceito do Nirvana está presente em religiões indianas como um estado máximo de plenitude. Dessa maneira, quem alcança o estado, alcança também o conhecimento e a felicidade permanentes.
Como a pessoa atinge o Nirvana?
- A pessoa que atinge o estado de nirvana chega ao pleno conhecimento e sente paz total, porque está unida a tudo que existe. No hinduísmo, o nirvana se atinge entrando em contato com Brahma, o deus que liga o universo todo. O budismo não fala sobre deuses, focando mais nas ações da pessoa para atingir o nirvana. Veja aqui: o que
Como chegar ao Nirvana?
- Os budistas acreditam que para chegar ao Nirvana é preciso chegar ao fim da Samsara, crença que acredita em um ciclo de sofrimento e renascimento que todas as pessoas do mundo estão sujeitas a passar. Após finalizar essa existência cíclica e repetitiva, a pessoa alcança o Nirvana.
Como alcançar o Nirvana?
- Isso porque, nesse estágio, o sujeito chega ao patamar de autoconhecimento e consciência nos planos físico e espiritual. Ou seja, alcançar o Nirvana é estar num estado de paz e desapego, próximo da sabedoria e distante do material. Em sânscrito, o termo significa extinção, na ideia de representar a extinção do sofrimento.