Como é feita a ultrassonografia translucência nucal?
Índice
- Como é feita a ultrassonografia translucência nucal?
- Como é feito o primeiro ultrassom na gravidez?
- Quando se faz a primeira ultrassom na gravidez?
- Quais são os tipos de ultrassom na gravidez?
- Quantas ultrassom se faz durante a gravidez pelo SUS?
- Quantas semanas se faz a ultrassom translucência nucal?
- Como fazer a ultrassonografia?
- Como fazer a ultrassonografia abdominal?
- Quando deve ser feito o ultrassom obstétrico?
- Qual é o tipo de ultrassonografia morfológica?

Como é feita a ultrassonografia translucência nucal?
A translucência nucal é medida realizando uma ecografia abdominal a partir de 11 semanas, até 13 semanas. Você será solicitado a deitar em uma maca de exame. Um gel é aplicado na região inferior do abdômen, e um transdutor (o dispositivo portátil) é movido suavemente pelo abdômen com uma ação de deslizamento e rotação.
Como é feito o primeiro ultrassom na gravidez?
Como o embrião ainda é muito pequeno, a forma correta de ser realizado é através do ultrassom transvaginal. O ultrassom transvaginal ou ultrassom endovaginal é realizado com a introdução de uma sonda apropriada encapada com preservativo e gel lubrificante.
Quando se faz a primeira ultrassom na gravidez?
O período entre 11 e 14 semanas de gestação é muito importante. É o primeiro momento para se observar com maior detalhe a anatomia do bebê e estimar riscos de doenças.
Quais são os tipos de ultrassom na gravidez?
Tipos de ultrassom gestacional
- Ultrassom de primeiro trimestre com perfil bioquímico.
- Ultrassom morfológico de segundo trimestre com doppler.
- Ultrassonografia obstétrica com doppler.
Quantas ultrassom se faz durante a gravidez pelo SUS?
Pois ela se tornou tão fundamental que, desde 2010, o SUS oferece cobertura integral para o exame. E serão pelo menos quatro deles: dois no primeiro trimestre e um em cada trimestre seguinte. Nessas consultas, você vai conhecer melhor o bebê dentro da sua barriga.
Quantas semanas se faz a ultrassom translucência nucal?
Dependendo do resultado obtido, indica que o feto pode apresentar alguma malformação, como Síndrome de Down. O exame de Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semana de gestação.
Como fazer a ultrassonografia?
- A ultrassonografia deve ser feita com o paciente deitado numa maca e em seguida deve-se colocar uma fina camada de gel na pele e posicionar o transdutor em cima deste gel, deslizando o aparelho pela pele. Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador e deverão ser analisadas pelo médico.
Como fazer a ultrassonografia abdominal?
- Ultrassonografia abdominal O ultrassom abdominal serve para investigar a dor no abdômen, se existem líquidos nessa região, ou avaliar órgãos como o fígado, rins, presença de massas e em caso de traumatismo ou pancada, na região da barriga. Além de também ser útil em caso de avaliação dos rins e as vias urinárias, por exemplo.
Quando deve ser feito o ultrassom obstétrico?
- Para que o exame de ultrassom obstétrico com translucência nucal apresente um resultado preciso, ele deve ser feito antes de a gravidez chegar a 14 semanas. Isso porque, nesse período, ainda há um espaço “vazio” na região da nuca do feto, deixando-a translúcida para que possa aparecer no ultrassom.
Qual é o tipo de ultrassonografia morfológica?
- Ultrassonografia morfológica. Este é um tipo especial de ultrassom que deve ser realizado na gravidez, entre as 20 e 24 semanas de gestação, para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente ou se ele apresenta alguma malformação, como a Síndrome de Down, mielomeningocele, anencefalia, hidrocefalia ou cardiopatias congênitas.