Quem recolhe o ISS do autônomo?
Índice
- Quem recolhe o ISS do autônomo?
- Como autônomo recolhe ISS?
- O que é autônomo estabelecido?
- Quem paga o ISS retido?
- Como ser autônomo estabelecido?
- Como consultar cadastro de autônomo?
- Qual é o ISS para o profissional autônomo?
- Como o autônomo deve pagar o ISS?
- Qual a isenção do ISS?
- Quem deve contribuir com o ISS?

Quem recolhe o ISS do autônomo?
Autônomo. O profissional autônomo que presta serviços esporadicamente só deve pagar o ISS quando realizar um serviço. Nesse caso o pagamento é muito simples: o autônomo emite nota fiscal na prefeitura e já recolhe no mesmo momento o valor devido a título de Imposto Sobre Serviço.
Como autônomo recolhe ISS?
ISS para Profissional Autônomo O ISS é cobrado em cada serviço pontual prestado pelo autônomo. O valor é recolhido no momento em que ele emite a nota fiscal referente à sua atividade.
O que é autônomo estabelecido?
É o profissional autônomo (pessoa física) que possui local próprio para exercer sua atividade.
Quem paga o ISS retido?
Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.
Como ser autônomo estabelecido?
O primeiro passo para se tornar um autônomo, é se cadastrar como profissional, solicitando o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) na prefeitura da sua cidade. Em alguns casos, o cadastro pode ser feito pela Internet. Depois disso, o autônomo deverá se cadastrar como contribuinte individual no INSS.
Como consultar cadastro de autônomo?
Para obter o NIT pela Internet, basta ir ao site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e informar dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF.
Qual é o ISS para o profissional autônomo?
- O ISS para o profissional autônomo. O Imposto Sobre Serviços (ISS), substituto do antigo ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) é um tributo de cunho municipal que incide sobre os pagamentos de serviços realizados por empresas ou por profissionais autônomos com ou sem estabelecimento fixo no município.
Como o autônomo deve pagar o ISS?
- Saiba mais! O profissional autônomo que presta serviços esporadicamente só deve pagar o ISS quando realizar um serviço. Nesse caso o pagamento é muito simples: o autônomo emite nota fiscal na prefeitura e já recolhe no mesmo momento o valor devido a título de Imposto Sobre Serviço.
Qual a isenção do ISS?
- Autônomo - Isenção do ISS Desde 1º de janeiro de 2009 por força da Lei nº 14., os profissionais liberais e autônomos, estão isentos do Imposto Sobre Serviços - ISS.
Quem deve contribuir com o ISS?
- Quem deve contribuir com o ISS? O ISS é pago pelas empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos. Aqueles que se encaixam no primeiro caso deverão recolher o ISS, além dos demais impostos – como IR, PIS, COFINS, contribuição social ou, substituídos pelo Simples Nacional, caso optante.