adplus-dvertising

O que significa o termo imperialista?

Índice

O que significa o termo imperialista?

O que significa o termo imperialista?

substantivo masculino Sistema de governo ou prática que admite a expansão territorial de um país à custa da subordinação econômica, política e cultural dos países restantes. Supremacia; domínio, poder que algo ou alguém exerce em relação aos demais.

O que quer dizer o termo neocolonialismo?

O neocolonialismo, ou imperialismo, foi o processo de colonização e ocupação da África e da Ásia por grandes potências europeias, que se iniciou na segunda metade do século XIX e continuou até meados do século XX.

Por que o imperialismo está ligado ao imperialismo?

  • Isso porque, Imperialismo está ligado ao controle exercido de maneira formal e informal, direta ou indiretamente, além de político ou econômico. Enquanto isso, o termo Colonialismo se refere ao controle político de uma nação. Nesse sentido, a terra dominada perde controle das ações e é anexada ao país de dominação.

Por que imperialismo e colonialismo são usados?

  • Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismoe os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.

Qual a influência do imperialismo sobre o planeta?

  • Além dessas, outras nações como Portugal, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão etc. foram enxergadas como praticantes de políticas imperialistas. A influência do imperialismo sobre o planeta foi tamanho, e continentes como a África, até hoje, colhem as consequências desse processo de dominação colonial.

Qual a origem do neo-imperialismo?

  • Esse tipo de imperialismo foi uma das origens da Segunda Guerra Mundial. Quando a II Guerra Mundial terminou, o imperialismo colonial perdeu força, graças à libertação política das antigas colônias. O estudo do neo-imperialismofoi realizado por economistas ingleses e franceses no início do século XIX.

Postagens relacionadas: