O que precisa para fazer uma sapata?
Índice
- O que precisa para fazer uma sapata?
- Quando se usa sapata?
- Qual deve ser a profundidade de uma sapata?
- Qual a profundidade da sapata para um sobrado?
- Como deve ser feita a fundação de um sobrado?
- Quais as vantagens da sapata corrida?
- Para que serve a sapata corrida?
- Qual a dimensão mínima de uma sapata?
- Qual a profundidade da fundação de um sobrado?
- Quais são as sapatas?
- Como é feita a montagem da sapata?
- Quais tipos de sapatas podem ser utilizadas em uma obra?
- Quanto custa a escavação de sapatas?

O que precisa para fazer uma sapata?
Como é o processo de execução de uma sapata?
- Seguindo a orientação do projeto de fundações, inicia-se a escavação da área a receber as sapatas até a cota de apoio;
- Com a área escavada e compactada, o passo seguinte é aplicar uma camada de concreto magro no fundo do terreno escavado e nas laterais.
Quando se usa sapata?
A sapata corrida é utilizada para suportar cargas oriundas de elementos contínuos que possuem cargas distribuídas linearmente como muros, paredes e outro elementos alongados. Por ser uma fundação rasa sua escavação geralmente é feita à mão sem a necessidade do uso de máquinas ou equipamentos especias.
Qual deve ser a profundidade de uma sapata?
2 - Qual a profundidade e a medida das sapatas?
Tipo de terreno | Dimensões | Profundidade |
---|---|---|
Rochoso (muito firme) | 40 x 40 cm | 50 cm |
Arenoso (compacto) | 40 x 40 cm | 60 cm |
Úmido (de boa resistência) | 1 cm | 80 cm |
Qual a profundidade da sapata para um sobrado?
Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.
Como deve ser feita a fundação de um sobrado?
Em casos de baixa resistência do solo, será necessário utilizar fundações profundas ou indiretas. As fundações profundas que mais utilizam em casas são as estacas tipo broca, cilindros de concreto e aço enterrados que ligam as fundações com solos mais firmes. Existe também a fundação com estacas.
Quais as vantagens da sapata corrida?
Quais as vantagens da sapata corrida?
- excelente custo-benefício;
- execução simples e ágil;
- versatilidade;
- possibilidade de construir sem ferramentas ou peças especiais no canteiro de obras;
- a sapata corrida pode ser realizada com baixo uso de concreto e pouca escavação.
Para que serve a sapata corrida?
O que é sapata corrida? Trata-se de um tipo de fundação contínua que recebe a carga das paredes e apoia-se diretamente sobre o terreno. Têm formato de viga e pode ser feita de concreto simples ou armado, solocimento e canaletas.
Qual a dimensão mínima de uma sapata?
60 a 80 cm Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.
Qual a profundidade da fundação de um sobrado?
É uma viga que pode ser de pedra alvenaria ou concreto (simples ou armado) construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É muito utilizado em casas construídas sobre solo firme encontrado até 60 cm de profundidade.
Quais são as sapatas?
- As sapatas são elementos estruturais que se localizam na base da edificação, podendo ser abaixo do solo ou na sua superfície, tem como finalidade receber todos os ...
Como é feita a montagem da sapata?
- Após, é colocada a armadura de acordo com o projeto de fundações para os tipos de sapata. A armadura do pilar (de onde sairá a sapata) é posicionada e os arranques dos pilares são fixados com arames de aço. Somente após esse processo é realizada a concretagem da sapata.
Quais tipos de sapatas podem ser utilizadas em uma obra?
- Há quatro tipos de sapatas que podem ser utilizadas em uma obra: sapata isolada, sapata corrida, sapata associada e sapata com viga de equilíbrio. Neste post falaremos sobre a sapata corrida.
Quanto custa a escavação de sapatas?
- Além disso, as sapatas também oferecem um baixo custo para produção, uma rapidez em sua execução, além do fato de não necessitarem de materiais especiais para sua construção e equipamentos para a escavação, sendo que a escavação pode ser feita até mesmo manualmente.