adplus-dvertising

O que é o logos no sentido filosófico?

Índice

O que é o logos no sentido filosófico?

O que é o logos no sentido filosófico?

A palavra grega "logos" tem significado amplo e foi utilizada, ao longo da história da filosofia, de diversas maneiras, pode ser considerada tanto um primeiro conceito filosófico para razão quanto um princípio de ordem e beleza universal, de acordo com o período e filósofo que a empregou.

Quais são os logos da filosofia?

A palavra logos é uma das principais noções da filosofia, podendo significar: razão, substância ou causa do mundo, explicação, ciência, dentre outros tantos usos feitos ao longo do percurso filosófico desde os Pré-socráticos aos contemporâneos.

O que significa a palavra logos de acordo com a filosofia cristã?

Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.

O que é mito e o que é logos?

O mito é o significado. O logos é a razão. Armstrong afirma que o mito se perdeu na modernidade e precisa ser resgatado pelas esferas regidas pela racionalidade.

Qual é o significado de logos?

  • Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano .

Qual a posição do Logos?

  • Esta posição é vista por muitos pesquisadores como uma resposta à Isocrates, que concentrou-se na ideia do logos em uma parceria com a filosofia para gerar uma sociedade consciente e ética.

Será que o Logos seria algo mais sofisticado do que um entendimento comum?

  • Para Aristóteles, o logos seria algo mais sofisticado do que um entendimento comum, o logos diferenciaria o ser humano dos outros animais, possibilitando a compreensão do que é bom e do que é mal, do que é benéfico e do que é prejudicial e do justo e injusto no discurso, e pensamentos manifestos neste discurso, em outros seres humanos.

Por que o Logos é Deus?

  • Sendo o Logos, Jesus Cristo é Deus auto- revelado (Luz) e a redenção (Vida). Ele é Deus presente para o homem e por ele conhecido. Tomé o reconheceu como Deus quando duvidou de sua ressurreição ( João 20:28 ), mas o Logos também é, de alguma forma, diferente de Deus, pois como disse João, "...estava com Deus".

Postagens relacionadas: