Para que serve o IPTU progressivo no tempo?
Para que serve o IPTU progressivo no tempo?
O objetivo da implantação das alíquotas progressivas de IPTU (ou seja, uso de alíquotas crescentes no decorrer do tempo) é desestimular proprietários a manter seus imóveis fechados, ou subutilizados, fatos que provocam indesejável redução de oferta de imóveis para o mercado, seja para venda, seja para locação.
Qual a alíquota máxima do IPTU progressivo?
- A alíquota máxima do IPTU progressivo não pode passar de 15%, relativo ao valor venal do imóvel. Um exemplo de IPTU progressivo é do município de São Paulo. No primeiro ano de notificação e aplicação do IPTU progressivo em São Paulo, a taxa é de 2%.
Qual o tributo do IPTU progressivo?
- Embora o IPTU seja um tributo relativamente conhecido, há diversos fatores que estão relacionados a ele e que muitas pessoas desconhecem. E um destes é o do IPTU progressivo no tempo, também conhecido como o IPTU progressivo no direito tributário.
Como funciona a cobrança do IPTU progressivo?
- Entenda como funciona a cobrança do IPTU progressivo. Se você é proprietário de um imóvel em áreas urbanas, sabe que todos os anos você receberá o carnê do IPTU. Para realizar o pagamento do tributo de forma integral ou parcelado, como você preferir.
Qual a alíquota do IPTU?
- A progressividade se dá na alíquota; em outras palavras, se considerarmos um imóvel cujo valor venal seja de $1.000.000,00, e a alíquota de 1%, o IPTU exigido seria de $10.000,00.