O que é a parte patronal?
O que é a parte patronal?
O INSS patronal é um tributo pago por toda empresa para o financiamento da Previdência Social, responsável pela garantia de direitos a trabalhadores como aposentadoria e auxílios previdenciários. O imposto é obrigatório e o não pagamento gera multas para a empresa.
Qual a contribuição patronal do INSS?
- A contribuição previdenciária patronal referente ao INSS é obrigatória de acordo com a Lei 8.12/91. Ela é conhecida como INSS patronal e corresponde ao valor pago pelas empresas para a manutenção dos serviços de seguridade social. Como calcular e pagar o INSS patronal
Como calcular o INSS Patronal?
- Como calcular e pagar o INSS patronal . A regra básica para o cálculo da contribuição previdenciária patronal é de 20% sobre todas as remunerações pagas, devidas ou creditadas a empregados e trabalhadores avulsos que prestam serviços a uma organização.
Quem é o patronal da Seguridade Social?
- O INSS Patronal é a Contribuição Previdenciária paga pelo empregador para garantir a Seguridade Social da população, custeando alguns serviços básicos, como saúde, previdência e assistência social. De acordo com a Lei nº 8.212, art. 10, a seguridade social deve ser financiada por toda a sociedade, de forma direta ou indireta.
Como é feita a contribuição previdenciária patronal?
- Como é feita a contribuição previdenciária patronal? A contribuição previdenciária patronal, independentemente da sua base de cálculo, é recolhida, em regra, pela guia GPS (Guia da Previdência Social). A própria empresa é responsável pelos lançamentos e pela geração da guia.