Como é feita a têmpera de vidro?
Índice
- Como é feita a têmpera de vidro?
- O que Évidro temperado?
- Como é feito a têmpera?
- Quanto tempo para temperar um vidro?
- Qual a temperatura que o vidro temperado aguenta?
- Qual a diferença entre vidro temperado e não temperado?
- Como se faz a têmpera do aço?
- Porque o vidro temperado quebra sozinho?
- Qual a característica do vidro temperado?
- Qual a resistência do vidro temperado?
- Como se esfria a pele do vidro?
- Como é realizado o processo de têmpera?

Como é feita a têmpera de vidro?
A fabricação do vidro temperado consiste no aquecimento da matéria-prima (cristal ou vidro impresso) que é então submetido a um tratamento térmico de têmpera à temperatura de 650/700ºC, recebendo logo após jatos de ar que provocam um choque térmico.
O que Évidro temperado?
O tratamento térmico de têmpera consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico). Em seguida, o vidro é resfriado bruscamente. Este processo faz com que o vidro se torne ainda mais resistente à flexão e passe a suportar variações de temperatura de até 200ºC.
Como é feito a têmpera?
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
Quanto tempo para temperar um vidro?
Este processo leva cerca de 4 minutos.
Qual a temperatura que o vidro temperado aguenta?
O vidro recozido ou vidro comum suporta diferenças de temperatura por volta de 50° a 60° C. O vidro temperado suporta diferenças de temperatura, de uma face para a outra, por volta de 200° a 300° C.
Qual a diferença entre vidro temperado e não temperado?
Características do vidro temperado O vidro temperado é cerca de 5 vezes mais forte que o comum. Além disso, quando se quebra (o que é mais raro), não forma pedaços cortantes como o vidro cristal. Ao invés disso, gera pequenos fragmentos com bordas arredondadas, o que faz do vidro temperado uma opção bem mais segura.
Como se faz a têmpera do aço?
A têmpera é nada mais do que o resfriamento brusco do aço após o seu aquecimento. Esse procedimento permite que o aço ganhe mais durabilidade. Para isso é necessário um aço carbono. Só dessa maneira será possível realizar o tratamento térmico mais adequado.
Porque o vidro temperado quebra sozinho?
O vidro temperado pode quebrar por razões diversas, além da inclusão de Níquel sulfeto, como por carga de impacto, contato de vidro com metal, blocos de apoio/fixação muito rígidos, etc.
Qual a característica do vidro temperado?
- Outra característica do vidro temperado é que se por alguma razão uma trinca atingir a parte interna que está em tração ele quebra imediatamente se dividindo em centenas de pequenos pedaços. Por esta razão é chamado de vidro de segurança, pois os pedaços pequenos são menos suscetíveis de causar ferimentos.
Qual a resistência do vidro temperado?
- Vidro temperado costuma ter resistência de 3 a 5 vezes superior do que o vidro recozido. Outra característica do vidro temperado é que se por alguma razão uma trinca atingir a parte interna que está em tração ele quebra imediatamente se dividindo em centenas de pequenos pedaços.
Como se esfria a pele do vidro?
- A superfície, a pele do vidro, vai então se esfriar rapidamente enquanto que o núcleo, protegido pela mesma pele, se esfria mais lentamente. Resultado: a pele fica com mais desorganização e, portanto com um volume maior do que o núcleo que se esfriou mais lentamente podendo se organizar um pouco mais e vai apresentar volume menor.
Como é realizado o processo de têmpera?
- O processo de têmpera é realizado por meio de equipamento especializado em vidros comuns. As chapas de vidro são armazenadas em roletes especialmente desenvolvidos para essa temperatura, onde posteriormente são aquecidas em temperatura específica de moldagem, aproximadamente 700°C e em seguida resfriadas de maneira controlada.