Qual o papel do id?
Qual o papel do id?
O id seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Funciona segundo o princípio do prazer (em alemão Lustprinzip), ou seja, busca o que produz prazer e evita o que é aversivo. ... O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral.
Quais são os conceitos do id?
- Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano. O Id é regido pelo “princípio do prazer”. Profundamento ligado a ...
Qual a relação entre o ego e o ID?
- A relação do ego para com o id poderia ser comparada com a de um cavaleiro para com seu cavalo. O cavaloprovê a energia de locomoção, enquanto o cavaleiro tem o privilégio de decidir o objetivo e de guiar o movimento do poderoso animal. Mas muito freqüentemente surge entre o ego e o id a situação, não propriamente ideal, ...
Quem é o ID na psicanálise?
- Id na Psicanálise. Nos estudos da psicanálise e psicologia, o Id é responsável pelos instintos, impulsos orgânicos e os desejos inconscientes. O id não tem contato com a realidade, pode se satisfazer na fantasia, mesmo que não realize uma ação concreta referente aquele desejo.
Por que o ID é instintivo?
- O id é instintivo, ilógico e completamente amoral. O Id não tem escrúpulos sobre trapacear ou mentir para conseguir o que quer, e não se preocupa com o fato de que fumar um cigarro põe em perigo sua saúde a longo prazo. Uma das grandes deficiências do id é que, segundo Freud, “não há nada no id que corresponda à ideia de tempo”.