O que é o Hamas e o Fatah?
Índice
- O que é o Hamas e o Fatah?
- Quem é o líder do Hezbollah?
- O que o Fatah defende?
- Quais grupos palestinos controlam a Cisjordânia e a Faixa de Gaza respectivamente?
- O que é a OLP e qual o seu objetivo?
- Quais grupos palestinos controlam a Cisjordânia?
- Quais são os grupos e partidos envolvidos na questão da Palestina?
O que é o Hamas e o Fatah?
A organização Hamas tomou conta do Rafah Border Crossing, único cruzamento entre o Egito e a Faixa de Gaza. Em agosto de 2007, a Autoridade Nacional Palestina dividiu-se em dois partidos políticos, definindo ambos os partidos como representações fidedignas da Palestina. Originaram-se, portanto, o Fatah e o Hamas.
Quem é o líder do Hezbollah?
Hassan Nasrallah – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O que o Fatah defende?
Fatah ou Al-Fatah (em árabe: فتح; acrônimo reverso do nome حركة التحرير الوطني الفلسطيني, transl. ... É a maior facção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina.
Quais grupos palestinos controlam a Cisjordânia e a Faixa de Gaza respectivamente?
Gaza é atualmente controlada pelo Hamas, o principal grupo islâmico palestino que nunca reconheceu os acordos assinados entre Israel e outras facções palestinas. A Cisjordânia é governada pela Autoridade Nacional Palestina, governo palestino reconhecido internacionalmente, cujo principal grupo, o Fatah, é laico.
O que é a OLP e qual o seu objetivo?
A Organização para a Libertação da Palestina (OLP; em árabe: منظمة التحرير الفلسطينية) é uma organização política e paramilitar tida pela Liga Árabe desde outubro de 1964 como a "única representante legítima do povo palestino".
Quais grupos palestinos controlam a Cisjordânia?
Assim, na prática, os palestinos têm dois governos - a liderança do Hamas na Faixa de Gaza e o gabinete montado por Abbas na Cisjordânia, liderado pelo economista Salam Fayyad.
Quais são os grupos e partidos envolvidos na questão da Palestina?
Os judeus ficaram com 57% do território, e os árabes, que eram maioria na região, com 43%. A capital, Jerusalém (sagrada para as religiões judaica e islâmica), pertenceria a ambos e ficaria sob a administração da própria ONU.