O que é o documento GFIP?
O que é o documento GFIP?
A Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) é um documento pelo qual se recolhem recursos que geram benefícios ao trabalhador.
Quando foi criado o GFIP?
O Guia de Recolhimento do FGTS tem como objetivo fornecer informações à Previdência Social (INSS). Para isso, o GFIP foi criado em 1999, através de um documento, que deve ser entregue por toda e qualquer empresa estabelecida e, território nacional.
Quando começou a vigorar a GFIP?
1999 Ela foi criada para substituir a Guia de Recolhimento do FGTS-GRE e surgiu em 1999 como um documento a ser entregue por todas Pessoas Jurídicas.
Quais são as informações usadas no GFIP?
- O interessante é que as informações que são usadas no GFIP são geradas pela SEFIP – essa que é a ligação! Para preencher e entregar o documento você terá que entrar no Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (o tal SEFIP).
Qual a diferença entre GFIP e SEFIP?
- A empresa está obrigada à entrega da GFIP ainda que não haja recolhimento para o FGTS, caso em que esta GFIP será declaratória, contendo todas as informações cadastrais e financeiras de interesse da Previdência Social. Qual a diferença entre GFIP e SEFIP?
Quando é realizado o envio da GFIP?
- Até o dia 31 de janeiro do próximo ano quando a GFIP conter, exclusivamente, dados referentes ao 13º salário. Como é realizado o envio da GFIP? Para preencher e enviar a GFIP a pessoa jurídica deve utilizar o SEFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTSe Informações à Previdência Social.
Quais as informações complementares sobre a GFIP?
- Informações complementares sobre o sistema SEFIP, conectividade social e download estão disponíveis nos sites da Caixa Econômica Federal e da Receita Federal do Brasil. A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) oferece ao cidadão o curso de ensino à distância sobre a GFIP.