O que é e qual a função do DNS?
O que é e qual a função do DNS?
O sistema DNS da internet funciona praticamente como uma agenda de telefone ao gerenciar o mapeamento entre nomes e números. Os servidores DNS convertem solicitações de nomes em endereços IP, controlando qual servidor um usuário final acessará quando digitar um nome de domínio no navegador.
Qual é a importância do DNS na internet?
Para sanar de vez a dúvida sobre o que é DNS, em tradução a Domain Name System, compreendemos que a sigla refere-se ao Sistema de Nomes de Domínios. Ele é o responsável por traduzir os endereços da web para facilitar nosso entendimento e utilização. ... Por isso, o DNS traduz cada informação e a transforma no seu domínio.
Qual o objetivo do protocolo DNS?
Os servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.
Quais são os serviços de DNS?
- Servidores de DNS (Domain Name System) Os serviços de DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) da internet são, em poucas palavras, grandes bancos de dados espalhados em servidores localizados em várias partes mundo. Quando você digita um endereço em seu navegador, ...
Como foi inventado o DNS?
- Foi nesse cenário, com a necessidade de automatizar a gestão e criação de novos endereços IP, que surgiu o DNS. O DNS foi inventado no início dos anos 1980, para tornar mais fácil a escalabilidade da internet, possibilitando a expansão da rede de computadores via protocolo TCP/IP.
Quais são os domínios e os servidores de DNS?
- Para isso existem os domínios e os servidores de DNS espalhados pelo mundo com a simples função de traduzir os endereços digitados, como o nosso www.canaltech.com.br, para o número de IP correspondente.
Como é possível acessar um site usando o DNS?
- Graças a esse sistema, você encontra facilmente um site usando o seu nome amigável. Por exemplo, o sistema DNS permite um usuário acessar um site como www.exemplo.com.br, e não uma sequência numérica, como 200.123.123.15. Sem o DNS, nossa navegação seria baseada em números gigantescos!