adplus-dvertising

O que é um disjuntor diferencial residual DDR?

Índice

O que é um disjuntor diferencial residual DDR?

O que é um disjuntor diferencial residual DDR?

Os DDR's são disjuntores com proteção diferencial , onde já estão incorporados em um único produto as funções do DR (Interuptor Diferencial ) e o Mini-Disjuntor. O DDR possui proteção diferencial contra contatos diretos e indiretos e proteção contra sobrecarga e curto-circuito.

O que é corrente diferencial residual?

O dispositivo à corrente diferencial residual (DR) tem a função de interromper, num determinado prazo de tempo, a corrente elétrica fornecida a uma carga (aquecedor, bomba, lâmpada), quando uma corrente que flui para a terra (choque ou fuga devido ao mal funcionamento de algum aparelho) excede um valor predeterminado.

Como dimensionar um DDR?

Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?

  1. A corrente nominal deve ser maior ou igual à corrente de projeto (Ip) do circuito ou a soma das correntes de projeto (Ip) dos circuitos que está protegendo;
  2. A corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual à corrente nominal do disjuntor.

Qual a diferença entre um DR é um IDR?

IDR é a sigla para Interruptor Diferencial Residual, DR é a sigla para Diferencial Residual, o que demonstra que DR é outra maneira de nomear o IDR. DDR é a sigla para Disjuntor Diferencial Residual. O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR.

Qual é a principal função do dispositivo de proteção a corrente diferencial residual?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Por que o disjuntor diferencial residual entra em ação?

  • E ao notar esse escape da corrente na sua instalação, o disjuntor diferencial residual entra em ação e acaba por desligar o circuito completamente.

Quais os pontos negativos do disjuntor e do IDR?

  • Os pontos negativos são que seu custo é elevado, economicamente compensaria comprar um disjuntor e um IDR (dispositivo semelhante ao DR, mas sem a função de disjuntor).

Como Usar um disjuntor de cargas resistivas?

  • Normalmente, ele é usado em circuitos de cargas resistivas residenciais, onde a demanda de corrente de partida do equipamento é baixa. Como exemplo de uso desse tipo de disjuntor, podemos citar os circuitos de chuveiro elétrico, aquecedores elétricos, secadores de cabelo e tomada de uso geral (TUGs).

Como os disjuntores de curva D são usados?

  • Por fim, os disjuntores de curva D são usados onde se espera uma curto-circuito de intensidade alta e onde a corrente de partida é muito acentuada, sendo muito utilizados em grande motores e grandes transformadores.

Postagens relacionadas: