adplus-dvertising

Como é feita a silagem de milho?

Índice

Como é feita a silagem de milho?

Como é feita a silagem de milho?

A silagem de milho, um alimento tradicionalmente utilizado na pecuária leiteira no Brasil, deve ser produzida com eficiência, buscando alta qualidade....A produção de uma silagem de milho de boa qualidade passa por três fases importantes:

  1. Plantio e condução agronômica;
  2. Colheita e ensilagem;
  3. Desensilagem e fornecimento.

O que é produção de silagem?

Silagem, de maneira simplista, é o modo de armazenamento da forragem, composto utilizado para suplementação alimentar do rebanho, que fornece grande quantidade de energia aos animais e é muito utilizada por produtores especialmente nos períodos de seca, para que o gado se mantenha saudável.

Quais são os tipos de silagem?

O milho permite produzir três tipos de silagem: de planta inteira, da espiga e do grão úmido. A forma mais utilizada é a silagem de planta inteira, quando a planta é triturada em fragmentos de 1 a 2 centímetros e armazenada em local seco, livre da entrada de ar.

Como se produz a silagem?

A colheita para ensilagem envolve uma série de operações. O corte das plantas na lavoura, seguido de picagem, descarregamento nas carretas transportadoras e o descarregamento destas no silo. A altura de corte, seja do milho ou sorgo, é entre 15 e 25 centímetros.

Quanto tempo dura a silagem de milho?

21 dias Tempo de armazenamento: A silagem deve ficar armazenada por, no mínimo, 21 dias. A partir desse período, quanto mais tempo ficar ensilada melhor, pois ocorrem fermentações secundárias que também são importantes. “O ideal é deixar por 60 dias”, diz Schmidt.

Quantas toneladas de silagem produz um hectare?

A média de produção do milho para silagem é de 30 a 40 toneladas de matéria seca por hectare.

Quais as etapas do processo de produção da silagem?

Em geral, o processo fermentativo da silagem pode ser dividido em 4 principais fases: pré-fechamento, fermentação ativa, fase estável e abertura do silo, senso estas fases ditadas por diversos processos (Figura 1).

Qual o melhor tipo de silagem?

A silagem de grão úmido preza o melhor aproveitamento do amido, quanto à digestibilidade. Para melhores efeitos, a compactação deve ser bem feita. A colheita é antecipada, pois colhe-se antes do estágio de maturação.

Qual o melhor tipo de silo?

Se o processo de ensilagem for bem conduzido o tipo de silo pode ter pouca interferência sobre a qualidade da silagem. Silos do tipo trincheira facilitam a compactação e, geralmente, possibilitam maiores quantidades de Matéria Verde/m³ que os silos de superfície.

Qual a melhor opção para a silagem de superfície?

  • Já na silagem de superfície, toda a composição deve ser coberta com a lona, por isso é preciso prestar atenção à total vedação da área, para que não entre oxigênio. É a opção mais barata e de produção mais rápida.

Como escolher as sementes para a silagem?

  • A escolha das sementes é fundamental. O mercado oferece grãos próprios para a produção de silagem, sendo os mais macios que favorecem a digestão do rebanho. Entretanto, a escolha de como plantar, fica a critério do produtor, em detrimento do tempo e do espaço disponível.

Quais os benefícios da produção de silagem?

  • A produção de silagem proporciona benefícios, como: Permite que seja mantido um maior número de animais por unidade de terra; Auxilia em uma maximização ou manutenção da produção, em especial, em épocas de seca; Com a realização do confinamento, permite ofertar animais bem nutridos quando o preço está mais elevado;

Como é utilizada a silagem na alimentação de animais?

  • A silagem é utilizada na alimentação de animais, principalmente bovinos, sendo um volumoso que pode substituir o pasto durante o período de seca; em confinamento é muito usada junto com os grãos e farelos. A produção de silagem proporciona benefícios, como: Permite que seja mantido um maior número de animais por unidade de terra;

Postagens relacionadas: