Qual o objetivo do Fator Acidentário de Prevenção?
Índice
- Qual o objetivo do Fator Acidentário de Prevenção?
- O que significa o Fator Acidentário de Prevenção para uma empresa?
- Como calcular o FAP fator acidentário de prevenção?
- O que é o FAP é Rat?
- Qual a importância do Fator Acidentário de Prevenção FAP para a gestão de SST dentro das empresas?
- Como saber qual é o FAP da minha empresa?
- Qual é o fator de prevenção?
- Quais são as siglas do Fator Acidentário?
- Como funciona o FAP?
- Qual a vigência da redução do FAP?
Qual o objetivo do Fator Acidentário de Prevenção?
Criado pelo artigo 10 da Lei nº 10.666/03, o FAP (Fator Acidentário de Prevenção) foi instituído com o fim de incentivar a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, por meio da flexibilização (redução ou aumento) do índice do RAT (Riscos Ambientais do Trabalho).
O que significa o Fator Acidentário de Prevenção para uma empresa?
O Fator Acidentário de Prevenção - FAP é um índice aplicado sobre a Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho - GIIL-RAT (devida pelos empregadores), que tanto pode resultar em aumento como diminuição da respectiva contribuição.
Como calcular o FAP fator acidentário de prevenção?
Esse valor deve ser pago mensalmente pelas empresas, levando em consideração os 20% do INSS mais o RAT x FAP. Ou seja, para saber quanto será pago à seguridade social, é feito este cálculo: 20% do INSS + (RAT * FAP).
O que é o FAP é Rat?
Toda empresa não Optante pelo Simples Nacional que tenha colaboradores terá a tributação de FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e RAT (Riscos Ambientais do Trabalho) em sua folha de pagamento.
Qual a importância do Fator Acidentário de Prevenção FAP para a gestão de SST dentro das empresas?
Basicamente, a metodologia FAP estabelece que as empresas de maior número de acidentes e de doenças ocupacionais pagam mais. Já as que têm esse número reduzido ganham bônus e descontos. Essa é mais uma comprovação de que a saúde ocupacional também tem impacto financeiro.
Como saber qual é o FAP da minha empresa?
Trabalho, Emprego e Previdência Você pode acessar a página da internet e clicar no ícone "Acessar o Fator acidentário de Prevenção - FAP", inserindo o CNPJ da empresa e a senha previamente cadastrada na Receita Federal do Brasil.
Qual é o fator de prevenção?
- O Fator Acidentário de Prevenção - FAP é um índice aplicado sobre a Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho - GIIL-RAT (devida pelos empregadores), que tanto pode resultar em aumento como diminuição da respectiva contribuição.
Quais são as siglas do Fator Acidentário?
- Dentre elas, está o FAP, fator acidentário ligado aos riscos e acidentes que podem ocorrem no ambiente de trabalho. Juntamente com ele, inclusive, existem outras siglas importantes: RAT e SAT. É obrigação das pessoas jurídicas pagar a contribuição previdenciária de seus funcionários.
Como funciona o FAP?
- O Fator Acidentário de Prevenção – FAP estimula a melhoria contínua das condições de trabalho, da saúde dos trabalhadores e dos programas de segurança e saúde do trabalho, reduzindo o número de acidentes do trabalho, o valor do seguro acidente do trabalho e possíveis penalizações. Acompanhe-nos: . Empresas.
Qual a vigência da redução do FAP?
- No cálculo 2017, vigência 2018, a redução de 25% do FAP no que exceder a 1,0000 passará a ser de 15%. A partir do cálculo 2018, vigência 2019, esta redução será excluída.