O que era o espírito do mundo para Hegel?
O que era o espírito do mundo para Hegel?
Hegel considera o desenvolvimento do Espírito em três momentos, o primeiro é o Espírito Subjetivo, o Espírito na relação consigo mesmo, o segundo é o Espírito Objetivo, no qual o Espírito se reconhece como realidade no mundo, e, o terceiro é o Espírito Absoluto enquanto unidade da idealidade de seu primeiro momento e ...
O que significa o espírito do tempo?
Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. Significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.
Quais as diferenças entre Hegel e Hegel?
- Assinalamos na nota anterior da série que durante o período que vai de 18 Hegel produziria suas diferenças com Schelling até chegar a uma ruptura aberta em a Fenomenologia do Espírito.
Qual a obra mais importante de Hegel?
- A principal obra de Georg Wilhelm Hegel, Fenomenologia do espírito (1807), expõe sua perspectiva epistemológica. Objetiva superar dialeticamente a dicotomia sujeito e objeto, resolvendo aparentes contradições desse conceito.
Como o espírito dos tempos modernos se eleva até a ciência?
- De acordo com suas simpatias pela Revolução Francesa, Hegel considera que o espírito dos tempos modernos impõe à filosofia a tarefa de superar qualquer saber de tipo “exotérico” (somente apto para iniciados ou gênios) e prover à consciência comum os degraus que permitam elevar-se até a ciência.