adplus-dvertising

Como é feito o processo de sondagem do terreno?

Índice

Como é feito o processo de sondagem do terreno?

Como é feito o processo de sondagem do terreno?

Consiste em um tubo vertical a ser golpeado e as informações são obtidas a partir da quantidade de golpes e a profundidade de que cada golpe avança no solo.

Quem faz sondagem do terreno?

Depois do terreno ser decidido e com o projeto arquitetônico praticamente desenhado, antes de dar início à construção é fundamental fazer à análise do solo, ou seja, a sondagem. Quem fará a sondagem é a empresa de investigação geotécnica.

O que é a sondagem do terreno?

Sondagem de solo, também conhecida como radiografia de solo, é uma ação indispensável em qualquer tipo de obra e deve ser realizada juntamente com o estudo topográfico. É por meio dela que são determinados tipo e resistência do solo, profundidade de cada camada e presença de água no subsolo.

Como se faz uma sondagem de solo?

O ensaio é executado enterrando um amostrador padrão no terreno, através do uso de martelo. Para cada metro de profundidade que o equipamento atinge, é informada qual a resistência da camada de subsolo.

Porque se faz sondagem no terreno?

Com a sondagem do solo, é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista. “A análise pode ser comparada com uma radiografia médica”, diz o engenheiro.

Qual é o objetivo da sondagem?

Sondagem é a atividade de diagnóstico das hipóteses de escrita de cada aluno de uma turma de alfabetização e é usada para avaliar a evolução do processo de aprendizagem.

Como fazer uma sondagem?

  • Em todo o caso, fazer correções costuma ser mais caro do que executar uma avaliação adequada. Por isso, é fundamental contar com uma empresa especialista no assunto, e reconhecida por seu trabalho. A sondagem deve ser realizada por um operador treinado, e com equipamentos bem conservados.

Quais são as propriedades da sondagem?

  • Quando bem realizada, a sondagem oferece informações como a espessura e dimensão de cada camada do solo. Também pode apontar a posição do lençol freático e a quantidade de água disponível. Assim como a profundidade da camada rochosa e as propriedades do solo (permeabilidade, resistência, compressibilidade etc.).

Qual a importância da sondagem para a edificação?

  • Para as construtoras, é mais interessante encaminhar parte de sua verba para uma sondagem bem-feita do que ter que gastar quantias muito maiores no futuro. “Dar à sondagem a importância necessária resulta em economia e prevenção de acidentes, além de proporcionar conforto e estabilidade à edificação”, conclui Quaresma.

Como é feita a sondagem do solo?

  • A sondagem do solo é iniciada com a cravação da lâmina dilatométrica no terreno, medindo-se o esforço necessário à penetração, para, em seguida, usar a pressão de gás para expandir a membrana de aço no interior do solo. Com a pressão medida no ensaio, é possível prever características e até o tipo de solo que está sendo analisado.

Postagens relacionadas: