O que que significa DDT?
O que que significa DDT?
A sigla vem da designação técnica dicloro-difenil-tricloroetano. ... Não existe na natureza, tendo sido sintetizado em laboratório pela primeira vez em 1874. Mais de meio século depois, em 1939, o cientista suíço Paul Hermann Müller descobriu que era um potente insecticida.
Qual característica do DDT faz com que ele se mantenha no organismo por anos?
Com alta letalidade, o DDT atravessa com facilidade o exoesqueleto dos insetos afetando o sistema nervoso central. Seu uso se deu para evitar a doença tifo (transmitidas por piolhos) em soldados na Segunda Guerra Mundial e após a guerra para combater os vetores da malária e febre amarela.
Como funciona o DDT como inseticida?
O pesticida é sintetizado pela reação entre o cloral e o clorobenzeno, usando-se o ácido sulfúrico como catalisador. O estado químico do DDT é sólido em condições de temperatura entre 0° a 40 °C. É insolúvel em água, mas solúvel em compostos orgânicos como a gordura e o óleo e tem um odor suave.
Qual a duração do uso de DDT?
- DDT: uma molécula comporta 5 átomos de Cloro. O agravante no uso de DDT foi a descoberta de que esta substância pode demorar cerca 30 anos para se degradar. E o uso não se restringia só para a eliminação de insetos, sendo aplicado também por agricultores no controle de pragas nas lavouras.
Como foi fabricado o DDT no Brasil?
- No Brasil, só em 2009 o DDT teve sua fabricação, importação, exportação, manutenção em estoque, comercialização e uso proibidos pela Lei nº. 11.936 de . Como o DDT é facilmente transportado pelo ar e pela chuva, pode ser encontrado em lagos, por exemplo, mas quase sempre em níveis aceitáveis.
Por que o DDT pode entrar no corpo humano?
- O DDT pode entrar no corpo humano pela ingestão de alimentos, sobretudo carnes e verduras. Isto é mais provável em países onde o DDT ainda é utilizado na agricultura. Naqueles em que o DDT está banido há anos, as concentrações nos alimentos têm vindo a cair.
Por que o DDT é cancerígeno?
- Nas mulheres, o DDT pode possivelmente levar a uma redução do tempo de amamentação ou ao aumento do risco de parto prematuro. O DDT é cancerígeno?Não há evidências epidemiológicas para atestar que o DDT decididamente cause cancro no ser humano.