adplus-dvertising

Como ensinar matemática para alunos com deficiência visual?

Índice

Como ensinar matemática para alunos com deficiência visual?

Como ensinar matemática para alunos com deficiência visual?

Uma boa estratégia para o professor é utilizar materiais concretos e manipuláveis. O ábaco e o material dourado permitem trabalhar com os alunos desde princípios de contagem até as quatro operações. Esses materiais podem e devem ser utilizados por todos os alunos, podendo até mesmo serem confeccionados por eles.

Quais os recursos utilizados para a escrita e cálculo para uma pessoa com baixa visão é uma pessoa com cegueira?

Criado por Louis Braille, em 1825, na França, o sistema braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos.

Como cego faz conta?

O início do uso do soroban por pessoas cegas ou com baixa visão (visão sub-normal), nos anos 40 e 50, veio melhorar o trabalho matemático antes feito no cubaritmo realizado por essas pessoas, consistindo em uma grade onde são colocados cubos com os números em braille.

Quais são os recursos didáticos mais interessantes para ensinar matemática a alunos deficientes visuais?

Existem algumas soluções já utilizadas em sala de aula com alunos cegos ou com baixa visão, como o sorobã e o cubaritmo. Outros recursos utilizados na escola comum para auxiliar o aprendizado de matemática são os blocos lógicos, o material dourado, o cuisenaire, o tangran.

Como cegos aprendem matemática?

A matemática em Braille O método Braille, que usa símbolos em relevo resultantes da combinação de pontos dispostos em duas colunas e três linhas, permite que o cego escreva e leia textos e, com pequenas adaptações, transcreva símbolos musicais e expressões matemáticas simples.

Como ensinar para alunos com deficiência visual?

Utilize materiais com diferentes texturas na elaboração de material didático e estimule todos os sentidos do seu aluno cego, através de diferentes atividades. Indique as distâncias dos objetos e coisas em metros, quando houver necessidade. Pode dizer, por exemplo: “A estante está há uns 2 metros à sua frente.

Postagens relacionadas: