O que é o apótema da base?

O que é o apótema da base?
→ Apótema: Representado por “m”, é o segmento de reta que liga o vértice da pirâmide ao ponto médio de qualquer aresta pertencente à sua base; ... O segmento “c” de reta que liga esse centro ao ponto médio de qualquer aresta da base é chamado de apótema da base.
Qual é a forma da base da pirâmide?
Sua base pode ser triangular, pentagonal, quadrada, retangular, paralelogramo. Já o vértice, corresponde ao ponto mais distante da base da pirâmide e que une todas as faces laterais triangulares.
Qual é a pirâmide?
- A pirâmide é uma figura geométrica, muito comum, vista com mais frequência na arquitetura. Um exemplo muito claro disso, são as pirâmides do Egito. Sendo assim, estamos falando de um poliedro, composto por uma base e um vértice.
Quais são as faces da pirâmide?
- Definimos a pirâmide como sendo a união de todos os vértices do polígono convexo no ponto H. Considere a pirâmide a seguir. Base da pirâmide: polígono ABCDEF. Faces laterais: AHB, BHC, CHD, DHE, EHF e FHA, que são os triângulos formados pela união do vértice da pirâmide com os vértices do polígono.
Qual a altura da pirâmide?
- Veja os exemplos a seguir: Se em uma pirâmide reta a base for um polígono regular, então a pirâmide será regular. Nesse tipo, a distância do vértice até o centro da base é a altura da pirâmide. O segmento que une o vértice da pirâmide com o ponto médio de uma aresta da base é chamado de apótema da pirâmide, nesse caso GI.
Quais são as pirâmides regulares?
- Pirâmides Retas: que formam um ângulo de 90º; Pirâmides Oblíquas: que apresentam ângulos diferentes de 90º. Pirâmides Regulares. Além disso, tem ainda as pirâmides regulares, que no caso, são aquelas que cumprem as seguintes condições: A base é um polígono regular; A projeção ortogonal do vértice é o centro desse polígono.