Qual o objetivo do CPC 32?
Índice
- Qual o objetivo do CPC 32?
- O quê tributo corrente?
- Como se formam os ativos e passivos fiscais diferidos?
- Qual é o objetivo do CPC 33 benefícios a empregados?
- Quais as duas principais formas de resultado tributável?
- Quantos CPC existem?
- Qual a relação entre o CPC 32 e o ICMS?
- Qual o objetivo do CPC?
- Quais entidades compõem o CPC?

Qual o objetivo do CPC 32?
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os tributos sobre o lucro. ... É inerente ao reconhecimento de ativo ou passivo que a entidade espera recuperar ou liquidar o valor contábil daquele ativo ou passivo.
O quê tributo corrente?
Tributo corrente é o valor do tributo devido (recuperável) sobre o lucro tributável (prejuízo fiscal) do período. Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.
Como se formam os ativos e passivos fiscais diferidos?
19.2.3.24 – A maioria dos ativos e passivos fiscais diferidos surge da inclusão de receita ou despesa no lucro contábil, em um exercício diferente daquele em que é tributável ou dedutível, devendo a contrapartida desse diferimento ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício.
Qual é o objetivo do CPC 33 benefícios a empregados?
Também não são tratadas nesse pronunciamento as demonstrações contábeis elaboradas pelos fundos de pensão, planos de benefícios ou assemelhados. Nesse sentido, o CPC 33 – Benefícios a Empregados estabelece como seu objetivo prescrever “a contabilização e a divulgação dos benefícios concedidos aos empregados”.
Quais as duas principais formas de resultado tributável?
A adoção de sistemas distintos de contabilidade financeira e contabilidade tributária proporciona duas fontes de diferenças entre os resultados contábeis e o resultado tributável (book-tax differences – BTD): diferenças permanentes e diferenças temporárias.
Quantos CPC existem?
Atualmente, temos 47 Pronunciamentos Técnicos (CPCs) emitidos, além de Orientações e Interpretações Técnicas.
Qual a relação entre o CPC 32 e o ICMS?
- O CPC 32 tem relação direta com as normas internacionais de contabilidade (IFRS). Mas, como podemos ver, a apuração e o reconhecimento de tributos sobre o lucro e suas outras informações são apenas parte de algo maior: a contabilidade de impostos. Então, se quiser saber ainda mais sobre o assunto, aproveite para conhecer nosso curso de ICMS E IPI.
Qual o objetivo do CPC?
- Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, ...
Quais entidades compõem o CPC?
- As sete entidades compõem o CPC, mas outras poderão vir a ser convidadas futuramente; Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, não auferem remuneração. Além dos 14 membros atuais, serão sempre convidados a participar representantes dos seguintes órgãos: