Como é composto o CEST?

Como é composto o CEST?
O CEST é composto por 7 (sete) dígitos, sendo que: I - o primeiro e o segundo correspondem ao segmento da mercadoria ou bem; II - o terceiro ao quinto correspondem ao item de um segmento de mercadoria ou bem; III - o sexto e o sétimo correspondem à especificação do item.
Qual a data de aplicação do CEST na NF?
- No entanto, não devemos esquecer que as demais obrigações fiscais, como a partilha do ICMS, continuaram com data de aplicação a partir de 1º de janeiro do ano de 2016. Apenas a data da obrigação da informação do CEST no XML da NF foi postergada, as demais exigências continuam com suas datas de vigência mantidas.
Por que o CEST é obrigatório para empresas que realizam emissão de NF e NFC?
- O CEST é obrigatório para todas as empresas que realizam a emissão de NF-e e/ou NFC-e, com produtos sujeitos à referida tributação. Talvez você esteja se perguntando: “E se a minha mercadoria não possuir incidência de ICMS Substituição Tributária ou se a operação for Isenta ou Não Tributada, devo ignorar o CEST?”.
Quem deve utilizar o CEST na nota fiscal eletrônica?
- Todas as pessoas consideradas contribuintes, ou seja, quem participa da cadeia de circulação de mercadorias dentro do estado, devem utilizar o CEST na nota fiscal eletrônica.
Como funciona o CEST?
- Como funciona esse código? Quem está obrigado a usar o CEST e quando deve ser usado? O significado de CEST é “Código Especificador da Substituição Tributária”. Essa sigla vem somar aos inúmeros códigos que temos em nosso sistema tributário nacional.