Como é feito o Bioconcreto?
Índice
- Como é feito o Bioconcreto?
- O que é Bioconcreto?
- Quem criou o Bioconcreto?
- O que é o Bioconcreto e as funções e aplicações na construção civil?
- O que é concreto auto reparável?
- O que é concreto Autocicatrizante?
- Onde o Bioconcreto pode ser utilizado?
- Porque usar o bambu na construção civil?
- Qual aditivo ou adição é utilizado nesse tipo de concreto para que produza o comportamento auto cicatrizante?
- Qual o custo do bioconcreto?
- Qual o diferencial do bioconcreto?
- Como reparar as rachaduras no bioconcreto?

Como é feito o Bioconcreto?
Para a produção do bioconcreto, são utilizados 2 aditivos: os esporos do bacillus e nutrientes de lactato de cálcio, que são adicionados separadamente em grãos de argila expandida. Quando as fissuras começam a surgir, as bactérias eclodem, se alimentam do lactato e, através de reações químicas, o calcário é formado.
O que é Bioconcreto?
O Bioconcreto é uma mistura do concreto tradicional, bactérias e Lactato de cálcio (alimento das bactérias) . A bactéria é ativada quando entra em contato com a água ou oxigênio.
Quem criou o Bioconcreto?
Alan Richardson Alan Richardson criou uma espécie de "bioconcreto", dotado de capacidade de autocicatrização. Concreto e trincas são duas coisas que nenhum engenheiro gosta de ver juntas. Talvez agora eles possam começar a respirar aliviados, graças a um concreto capaz de autocicatrizar-se de trinchas e rachaduras.
O que é o Bioconcreto e as funções e aplicações na construção civil?
O bioconcreto é um material inovador no mercado de construção civil, ele possui bactérias em sua composição que preenchem rachaduras. Saiba mais sobre sua utilização. Concreto é o material construtivo mais utilizado no mundo.
O que é concreto auto reparável?
O Bio-concreto A solução para a auto regeneração do concreto veio diretamente da biologia, mais precisamente do estudo das bactérias. ... As bactérias são ativadas quando detectam a presença da umidade no ambiente. Isso ocorre justamente em uma situação de fissuras ou rachaduras, que permite a entrada de água na estrutura.
O que é concreto Autocicatrizante?
Concreto autocicatrizante é indicado para construção de reservatórios, estruturas de saneamento, túneis e estações de metrô ... A principal característica desse tipo de concreto é ter algum material em excesso, chamado de adição mineral suplementar. É essa matéria-prima que preenche a fissura.
Onde o Bioconcreto pode ser utilizado?
O bio-concreto também está sendo utilizado em canais de irrigação no Equador, país com grande atividade sísmica. Esses eventos podem provocar rachaduras nas estruturas de concreto, fazendo com que a capacidade de regeneração do material seja colocada a teste.
Porque usar o bambu na construção civil?
O bambu pode ser utilizado em áreas externas para sombreamento, quebra vento, proteção contra a erosão e drenagem. Em áreas internas este material geralmente é usada na decoração, seja como revestimento de paredes ou artesanatos. Mas o bambu também pode servir como estruturas para pilares, vigas e telhados.
Qual aditivo ou adição é utilizado nesse tipo de concreto para que produza o comportamento auto cicatrizante?
Com o emprego da sílica ativa, o concreto auto-adensável ganha coesão e resistência.
Qual o custo do bioconcreto?
- Um dos objetivos do bioconcreto é diminuir o custo de manutenção de construções. Porém, o custo para implementar essa tecnologia é muito alto. Seu custo de produção na Europa é quase o dobro do custo do concreto comum. Em contrapartida, a vida útil de 200 anos da bactéria é uma grande vantagem competitiva.
Qual o diferencial do bioconcreto?
- Por isso, pesquisadores holandeses da Universidade de Delft, chefiados pelo microbiólogo Henk Jonkers, desenvolveram o chamado bioconcreto ou concreto vivo. O grande diferencial do bioconcreto para os outros tipos de concreto é que ele se regenera sozinho e é totalmente inspirado na natureza.
Como reparar as rachaduras no bioconcreto?
- O calcário repara as rachaduras no bioconcreto em apenas três semanas. "Não há limite para a extensão da rachadura que o nosso material pode reparar. Pode ser de centímetros a quilômetros", diz Henk Jonkers.