Como calcular o nível de inserção clínica?

Como calcular o nível de inserção clínica?
O nível de inserção periodontal é definido clinicamente como a distância entre a junção cemento-esmalte (JCE) e o fundo da bolsa ou sulco. Uma vez que a gengiva está inserida no dente na altura da JCE, o nível de inserção clínica onde não ocorreu perda tecidual é zero.
O que é perda de inserção clínica?
Perda de inserção clínica: associação independente com baixa densidade mineral óssea... Introdução: A perda óssea é um aspecto de ambas as doenças periodontite e osteoporose. Vários estudos têm analisado se a destruição periodontal poderia ser influenciada pela perda óssea sistêmica.
Qual a importância de medir o nível de inserção clínica?
A sondagem clínica com a sonda periodontal para medir as bolsas gengivais e o nível de inserção (“altura óssea”), ambos de precisão milimétrica, é indispensável para o diagnóstico de periodontite.
Como diagnosticar a doença periodontal?
Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).
Como calcular o índice gengival?
O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.
O que é perda de inserção?
A Perda de Inserção Periodontal é a medida do NIC que representa a destruição acumulada dos tecidos periodontais.
O que é nível gengival?
1ª: Nível Gengival (NG): distância da JEC até a margem gengival, mostra se há ou não recessão gengival e se tiver falsa bolsa sempre marcar negativo. 2ª: Profundidade à sondagem (PS): gengiva até o fundo de sulco (saúde) ou bolsa (doença).