O que é o 13º salário complementar?
Índice
- O que é o 13º salário complementar?
- Como calcular o complemento do 13o salário?
- O que se desconta do décimo terceiro salário?
- Quais verbas entram no cálculo do 13o salário?
- Como calcular o adicional noturno no décimo terceiro?
- Pode descontar Imposto de Renda do décimo terceiro?
- É recolhido FGTS sobre o 13º salário?
- Como é o cálculo do complemento de 13 salário?
- Qual a diferença entre 13o e 13o salário?
- Quais são os encargos do complemento?
- Como calcular o complemento de folha de dezembro?

O que é o 13º salário complementar?
Depois de quitada a 2ª parcela do 13º salário, chegou a vez de apurar o 13º Salário Complementar. Isso porque, o 13º salário é pago tomando-se por base a remuneração devida no mês de dezembro, de acordo com o tempo de serviço do empregado no ano em curso.
Como calcular o complemento do 13o salário?
Para chegar no valor de complemento de 13° o sistema irá somar os valores recebidos para o evento do mês Janeiro a Dezembro e dividir por 12 para encontrar desta forma a média dos valores recebidos.
O que se desconta do décimo terceiro salário?
Se você pediu o adiantamento em agosto, por exemplo, a primeira parcela de 13º paga foi equivalente à metade do salário de julho. A segunda parcela equivale ao salário bruto do mês de dezembro, com os descontos do adiantamento da primeira parcela, o INSS e o Imposto de Renda (IR).
Quais verbas entram no cálculo do 13o salário?
O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.
Como calcular o adicional noturno no décimo terceiro?
Para determinarmos o valor do décimo terceiro salário, você pega o valor do salário e dividi por 12, o resultado multiplica-se pelo total de meses trabalhados no ano. Lembrando; horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade e comissões integram o salário base para o cálculo.
Pode descontar Imposto de Renda do décimo terceiro?
Sobre a primeira parcela do 13º salário, não há incidência do IRRF. A importância paga ao empregado a título de primeira parcela será deduzida do valor do 13º salário devido até o dia 20 de dezembro. No pagamento da segunda parcela há incidência do INSS sobre o valor total do 13º salário.
É recolhido FGTS sobre o 13º salário?
As obrigações sobre o 13º salário pago pela empresa ocorrem tanto na primeira parcela quanto na segunda, sendo: 1ª parcela: A empresa é obrigada a calcular e recolher 8% de FGTS sobre o valor pago como adiantamento.
Como é o cálculo do complemento de 13 salário?
- Como é o cálculo do complemento de 13 Salário Apresentamos os conceitos adotados nos Sistemas Cordilheira.
Qual a diferença entre 13o e 13o salário?
- Poderá haver pagamento de diferença de 13º salário por ocasião de aumentos salariais ou diferenças de parcelas variáveis quando do cálculo da folha de dezembro como horas extras, comissões, periculosidade entre outros adicionais. Esta diferença poderá ser paga juntamente com a folha normal do mês de dezembro.
Quais são os encargos do complemento?
- Os encargos do complemento são apurados separadamente do encargos da folha mensal de salário de dezembro. a) Contribuição previdenciária: O desconto da contribuição previdenciária do complemento é feito sobre a diferença do 13º salário complementar, separadamente do desconto da contribuição sobre o salário.
Como calcular o complemento de folha de dezembro?
- O sistema calcula o complemento automaticamente ao processar a folha de dezembro, o qual deve ser pago no último dia útil do mês ou no quinto dia útil do mês seguinte, conforme a opção de pagamento da empresa.