O que é necessário para um divórcio amigável?
Índice
- O que é necessário para um divórcio amigável?
- Como funciona o processo de separação amigável?
- Como fazer uma separação amigável com filhos?
- Qual o valor de um divórcio em Cartório?
- Como fazer o divórcio gratuito?
- Como devo agir em caso de separação?
- Quanto tempo demora um divórcio amigável com filhos?
- Como enfrentar essa separação amigável?
- Como funciona o divórcio amigável?
- Por que averbação deve ser requerida após a separação?
- Como evitar a separação conjugal?

O que é necessário para um divórcio amigável?
Para dar entrada no processo de divórcio consensual, são necessários alguns documentos, como:
- Certidão de casamento (atualizada nos últimos 90 dias);
- RG e CPF de cada um;
- Comprovante de residência;
- Pacto pré-nupcial (se houver);
- Certidão de nascimentos dos filhos (se houver);
- Documentos dos bens (móveis e imóveis).
Como funciona o processo de separação amigável?
O divórcio consensual, ou amigável, é a modalidade de divórcio na qual os cônjuges, em comum acordo, requerem a dissolução do casamento. ... Assim, dentre elas, existe o divórcio consensual. Nele, você e sua esposa estão de acordo com questões relacionadas à pensão, guarda dos filhos e separação de bens, por exemplo.
Como fazer uma separação amigável com filhos?
Caso existam filhos menores ou incapazes, mesmo que o divórcio seja consensual, é preciso que este seja feito perante um juiz com a participação do Ministério Público, sendo necessário um processo judicial. Também exige advogado (também pode ser o mesmo para os dois).
Qual o valor de um divórcio em Cartório?
De acordo com a profissional, o valor para um divórcio extrajudicial sem bens a partilhar é em torno de R$ 400,00 (assinado em cartório). Esse valor pode variar dependendo da região do país.
Como fazer o divórcio gratuito?
É justamente para estas pessoas que existe a justiça gratuita. Para isso, basta declarar mediante uma petição inclusa nos divórcios judiciais e pessoalmente junto ao escrivão, não possuir condições para arcar com os custos sem comprometer o sustento próprio e da família.
Como devo agir em caso de separação?
A separação conjugal pode ser formalizada de maneira consensual, ou seja, em comum acordo entre os cônjuges, desde que o casal não tenha filhos menores de idade. Essa é a previsão da lei 11.. Para isso, é necessário comparecer ao cartório e fazer a solicitação.
Quanto tempo demora um divórcio amigável com filhos?
Se houver consenso, o divórcio judicial consensual costuma demorar cerca de 3 meses. Já, em caso de não haver consenso, o divórcio judicial litigioso é bem mais demorado, costuma durar uma média de 2 anos até sua resolução (mas esse tempo é só uma estimativa, uma média, há casos mais rápidos e outros mais demorados).
Como enfrentar essa separação amigável?
- Separação amigável e sem complicações: como enfrentar esse período? O diálogo e a calma, nesse momento, são as melhores amigas de quem está se separando. Quando um casal opta pela separação, é imprescindível que haja um diálogo aberto e franco durante todo o processo.
Como funciona o divórcio amigável?
- O processo para a separação amigável, ou divórcio consensual, pode ser ligeiramente diferente, uma vez que tudo depende do caso concreto. Por isso, explicaremos como funciona o processo do divórcio amigável tanto para casais que não têm filhos quanto para casais que têm filhos!
Por que averbação deve ser requerida após a separação?
- A averbação deve ser requerida pelas partes após a separação, seja ela judicial, seja extrajudicial. No primeiro caso, a sentença que decretou o divórcio deverá ser registrada no 1º registro civil do município onde foi prolatada.
Como evitar a separação conjugal?
- A separação conjugal nem sempre é um momento fácil na vida do casal. É comum existirem dúvidas sobre os direitos e deveres e os documentos necessários para formalizar a extinção desse vínculo. Além disso, podem ocorrer desentendimentos que podem prejudicar o diálogo e causar mal-estar na relação afetiva.