O que é neoplasia maligna da tireoide?

O que é neoplasia maligna da tireoide?
O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide. A maioria dos nódulos (cerca de 90%) são benignos (não-cancerosos), mas aqueles que são cancerosos podem espalhar por todo o corpo e colocar a vida em risco.
Por que os nódulos não causam sintomas?
- A maioria dos nódulos da tireoide não causa sintomas. Quando o fazem, há dois motivos: 1. são nódulos funcionais, ou seja, que produzem hormônios tireoidianos em demasia, levando o paciente a desenvolver sinais e sintomas de hipertireoidismo.
Como se trata o adenoma folicular?
- Adenoma Folicular Trata-se de um tumor benigno encapsulado formado por células foliculares. É o tumor de tireóide mais comum, encontrado em 4%-20% das glândulas em autópsias. Uma variante é o adenoma de células de Hürthle, ou de células oxifílicas, composto por mais de 75% de células grandes com citoplasma granular eosinofílico.
Será que o nódulo pode passar despercebido?
- Se o nódulo for grande, ele pode ser visível no pescoço e causar sintomas como dificuldade para engolir. Por outro lado, se o nódulo for pequeno, ele pode passar despercebido por anos.
Como é o carcinoma folicular invasivo?
- Carcinoma folicular extensamente invasivo: o tumor é apenas parcialmente encapsulado e a invasão é óbvia, muitas vezes visível macroscopicamente. Obrigatoriamente, deve-se observar um arranjo folicular para definir esse tipo de carcinoma, e quando este não está presente, o tumor pode ser classificado como um carcinoma pouco diferenciado (insular).