O que é um nódulo no pulmão?

O que é um nódulo no pulmão?
Nódulo pulmonar é um termo amplo que designa alterações radiológicas detectadas em exames de imagem do pulmão. Ele é uma lesão sólida ou em vidro fosco, normalmente arredondada e com menos de 3 centímetros de diâmetro. É importante buscar orientação médica diante do aparecimento de um desses nódulos.
O que tem no granuloma?
Granuloma, em patologia, são pequenos nódulos de caráter inflamatório formados especialmente por macrófagos, mas que também podem conter outros leucócitos, e servem para isolar bactérias, fungos ou substâncias estranhas insolúveis que o organismo foi incapaz de expulsar.
Como os granulomas podem ser causados?
- Os granulomas - que são popularmente conhecidos como cistos ou tumores - podem ser causados a partir de infecções provenientes das seguintes doenças: tuberculose; hanseníase (lepra); sífilis; histoplasmose; esquistossomose; entre outras. Também pode ser o sintoma de uma doença não-infecciosa,...
Como são classificados os granulomas?
- Os granulomas também são classificados de acordo com características anatômicas e morfológicas, além da sua etiologia (a causa do progresso) e a patogenia (os mecanismos que originaram esses grânulos).
Quando pode ser realizado o acompanhamento do nódulo?
- O acompanhamento pode ser realizado a cada seis meses ou anualmente, por meio de novos exames de imagens. Se depois de dois ou três anos o nódulo permanecer estável, não são necessários novos exames. Em situações raras o médico pode solicitar uma biópsia, quando se retira um pequeno pedaço de tecido do nódulo para exame.
Qual a origem desses nódulos?
- Esses nódulos podem ter diversas origens, mas geralmente são provenientes de infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como tuberculose. Eles não estão relacionados a fatores genéticos e não apresentam sintomas.