Quando é necessário retirar a tireoide?

Quando é necessário retirar a tireoide?
"Quando a tireóide apresenta nódulos volumosos, com sintomas de desconforto local, produção exagerada de hormônios (hipertireoidismo) de difícil controle medicamentoso, ou nódulos suspeitos de malignidade, indicamos o tratamento cirúrgico que pode ser a retirada parcial ou total do órgão, ou seja, a tireoidectomia", ...
O que acontece se retirar a tireoide?
Ao retirar completamente a tireoide e não fazer a reposição hormonal pode haver hipotireoidismo, e uma das características disso é o aumento do peso e inchaço corporal.
Quem opera tireoide?
Os endocrinologistas atuam na parte clínica, e têm papel fundamental, diagnosticando e tratando os diversos problemas da tireoide e da paratireoide, sejam eles por produção em excesso dos hormônios, ou pela não produção desses hormônios por essas glândulas, e pela formação de nódulos ou tumores.
Por que um nódulo na tireoide pode ser formado?
- Um nódulo na tireoide pode ser formado por causa da tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca a glândula tireoide, prejudicando a sua função normal. – Bócio multinodular.
Quais são os problemas da tireóide?
- Os problemas da tireóide já são conhecidos por muitos, mas o nódulo na tireóide é novidade para muitas pessoas. Abaixo, você descobrirá tudo o que você precisa saber sobre isso.
Por que os nódulos tireoideanos são benignos?
- A maioria dos nódulos tireoideanos é benigna e não traz repercussões ao paciente. Os maiores perigos estão relacionados ao aumento de tamanho desses nódulos, causando sintomas compressivos, como disfagia (dificuldade de engolir / engasgos), disfonia (mudança da voz) e dispneia (dificuldade de respirar).
Qual a causa dos nódulos?
- Sabe-se, porém, que algumas condições predispõem o surgimento dos nódulos. No caso específico do câncer, a exposição à radiação na base do pescoço durante a infância (em excesso de exames de raios-X, por exemplo ou radioterapia) podem ser causa da doença.