O que é o istmo da tireoide?

O que é o istmo da tireoide?
O “istmo” nada mais é que a parte mais superficial da tireoide no pescoço e fica no centro da glândula, unindo os dois lados. Se imaginarmos a tireoide com um formato aproximado de uma borboleta, o istmo corresponderia ao corpo dela.
Por que ocorrem os nódulos da tireoide?
- Orlando Parise – Os nódulos da tireoide podem ter causas diversas. Podem ocorrer simplesmente por alterações da arquitetura morfológica da glândula, da forma como estoca os hormônios ou do substrato que usa para produzi-los, como podem ser neoplasias, ou seja, tumores malignos e benignos. Mas não se sabe exatamente por que eles aparecem.
Como você colocou o diagnóstico de nódulos na tireoide?
- Como você bem colocou, vivemos hoje quase uma epidemia de diagnóstico de nódulos na tireoide o que infelizmente assusta alguns pacientes pela falta de informação. Trata-se de um fenômeno mais ligado à sensibilidade dos métodos de diagnóstico e do exagero de exames solicitados que temos hoje e não tínhamos no passado.
Por que os nódulos tireoideanos são benignos?
- A maioria dos nódulos tireoideanos é benigna e não traz repercussões ao paciente. Os maiores perigos estão relacionados ao aumento de tamanho desses nódulos, causando sintomas compressivos, como disfagia (dificuldade de engolir / engasgos), disfonia (mudança da voz) e dispneia (dificuldade de respirar).
Quais são os sintomas da tireóide?
- Sintomas. O endocrinologista explica que, geralmente, nódulos na tireoide não causam sintomas, a não ser que hajam complicações. A presença de um ou mais nódulos de tamanho grande pode gerar a sensação de “caroço na garganta”, comprimir regiões adjacentes e causar dificuldade de deglutição e até respiração.