Quem descobriu os subníveis de energia?
Índice
- Quem descobriu os subníveis de energia?
- O que é um subnível energético?
- Quantos são as Subcamadas de energia subníveis conhecidos atualmente que subníveis são esses?
- Qual o número de elétrons de cada subnível?
- Qual é a energia de um subnível?
- Quais são os números de subníveis?
- Quais são os subníveis eletrônicos?

Quem descobriu os subníveis de energia?
Foi então que, em 1919, o físico inglês Arnold Sommerfeld () buscou uma solução. Ele propôs que os elétrons deveriam assumir órbitas elíptcas variadas dentro de um mesmo nível, com mesma energia, permitindo um "espectro de raias" na emissão de luz.
O que é um subnível energético?
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Quantos são as Subcamadas de energia subníveis conhecidos atualmente que subníveis são esses?
Subníveis ou Subcamadas Consiste em um agrupamento de orbitais. Para átomos em estado fundamental, apenas quatro tipos de subcamadas são ocupadas por elétrons, representadas por s, que contém apenas um orbital; p, com três orbitais; d, com cinco orbitais e f, com sete orbitais.
Qual o número de elétrons de cada subnível?
- Cada subnível comporta um número máximo de elétrons: subnível s: 2 elétrons; subnível p: 6 elétrons; subnível d: 10 elétrons; subnível f: 14 elétrons; Assim, a camada 1 por possuir apenas o subnível s, comporta apenas 2 elétrons. Já a camada 2 é formada pelos subníveis s e p e comporta 8 (2 + 6) elétrons. E assim por diante.
Qual é a energia de um subnível?
- A energia de um subnível é proporcional à soma do número quântico principal (representado pela letra n) e o número quântico secundário (ou azimutal, representado pela letra l ). Onde n é um número entre 1 e 7, e l é um número entre 0 e 3 (com n e l ∈ ℕ).
Quais são os números de subníveis?
- Teoricamente falando, há infinitos números de subníveis, mas apenas quatro são definidos que são "s, p, d e f" onde "s" significa "sharp", "p" para "princípio", "d" para "difusa" e "f" para "multa". "Estes têm as formas características e são usados para prever e explicar as ligações químicas que os átomos podem formar.
Quais são os subníveis eletrônicos?
- Os subníveis eletrônicos são subdivisões das camadas eletrônicas. Eles são designados pelas letras minúsculas, s, p, d e f. Sendo os subníveis g, h e i teóricos (estando vazios nos átomos dos elementos conhecidos). Esta página ou seção carece de contexto.