Qual o índice ideal de gordura visceral?

Qual o índice ideal de gordura visceral?
Qual é a gordura visceral ideal? Os valores ideais para a gordura visceral variam de acordo com sexo e faixa etária. Em linhas gerais, para os homens, esses índices devem se manter entre 16 e 20%, e para as mulheres, entre 20 e 24%.
Como surge a gordura visceral?
A gordura visceral está relacionada a fatores como obesidade, genética (histórico na família de diabetes, dislipedemia, hipertensão), sedentarismo, dietas ricas em gorduras e ingestão de álcool. Doenças cardiovasculares, hipertensão, síndrome metabólica, diabetes, entre outras.
O que ajuda a avaliar a quantidade de gordura visceral?
Técnicas de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, permitem a mensuração acurada e precisa da gordura visceral..
Qual a distribuição da gordura visceral?
- A distribuição da gordura corporal é realmente relevante. Afinal, a gordura visceral parece ser o elo entre o tecido adiposo e a resistência à insulina. Atualmente, sabe-se que existe uma predisposição genética paralela à resistência insulínica e à hipertensão, já presente em indivíduos pré-hipertensos e hipertensos não-obesos.
Por que a gordura visceral é perigosa?
- Agora que já conhecemos o que é a gordura visceral, vamos descobrir as razões que a tornam perigosa. Outro estudo mostrou que o percentual de gordura visceral está ligado ao mau desempenho cognitivo.
Como Combater a gordura visceral?
- Praticar qualquer atividade física já ajuda a estimular o metabolismo e a queima de gordura, mas para combater a gordura visceral o ideal é praticar exercícios aeróbicos e treinos que forcem o abdômen, como abdominais e prancha. Os exames que verificam a existência da gordura são a tomografia computorizada, ressonância magnética ou ecografia.
Por que as células da gordura visceral são ativas?
- As células da gordura visceral são bastante ativas, produzindo hormonas e outras substâncias, como as citocinas, que podem desencadear processos inflamatórios favoráveis ao aparecimento de doenças cardíacas e outras condições crónicas.