adplus-dvertising

Como é feita a regulação da prolactina?

Índice

Como é feita a regulação da prolactina?

Como é feita a regulação da prolactina?

A prolactina (símbolo PRL) é um hormônio lactogênico de base proteica, produzida pela glândula adeno-hipófise (lóbulo anterior da hipófise), tendo sua regulação controlada pelo hipotálamo, região do cérebro responsável pelo intercâmbio do sistema nervoso com o sistema endócrino.

Como é regulada a secreção de ocitocina?

Regulação da secreção de ocitocina No início do parto, a distensão do colo uterino estimula o hipotálamo a produzir ocitocina. Durante o parto, a contração uterina gerada retroalimenta positivamente a secreção do hormônio.

Onde a ocitocina age?

Ela age estimulando as contrações uterinas de forma regulada e abrindo o colo do útero, para facilitar a passagem do bebê pelo canal vaginal. Após o nascimento do bebê, a ocitocina continua agindo no organismo da mulher, nas contrações uterinas, para diminuir a hemorragia.

Como é regulada a secreção de ocitocina e quais suas ações?

Sua ação no trabalho de parto é desencadeada pela pressão que o feto faz sobre o cérvix, quando se encaixa no final da gestação. Essa pressão ativa sinais que chegam ao hipotálamo, estimulando a liberação da ocitocina, que causa contrações.

O que estimula a prolactina?

O próprio estrogênio, um hormônio feminino, pode auxiliar na produção da prolactina.

Quais fatores regulam a secreção da prolactina?

A secreção da prolactina também é regulada por fatores autócrinos e parácrinos intrahipofisários. Dentre os mais potentes estimuladores locais da secreção de PRL estão: galanina, VIP, angiotensina II, EGF, bFGF, GnRH (gonadotropin-releasing hormone) e IL-6.

Onde se localiza a ocitocina?

Produzida no hipotálamo e armazenada na neurohipófise (estruturas cerebrais), a ocitocina passou a ser associada ao sentimento de amor por estar presente, segundo pesquisas científicas realizadas em animais e seres humanos, em situações de cuidado materno e no desenvolvimento da confiança e a empatia, afirma o ...

Onde a ocitocina é liberada e qual a sua função?

Ocitocina, oxitocina, ou “hormônio do amor”, é um neurotransmissor natural produzido pelo hipotálamo no cérebro. Ele é expelido principalmente durante o parto, sexo e amamentação.

Onde a ocitocina e liberada?

Sabe-se que ela é produzida pelo hipotálamo e armazenada em pequenas vesículas na neuro-hipófise, de onde é liberada para ação tanto no cérebro quanto em outros órgãos. Muito se tem estudado sobre fatores que influenciam a produção e liberação de ocitocina na corrente sanguínea, mas ainda existem muitas dúvidas.

Qual é a regulação da secreção de hormônios?

  • A regulação da secreção de diversos hormônios é feita por um mecanismo conhecido como feed-back negativo. A expressão inglesa feed-back (traduzida como “retroalimentação”) é usada para indicar a regulação de uma glândula pelo seu próprio produto final.

Qual é o hormônio do hipotálamo?

  • Esse hormônio é produzido pelos neurônios do núcleo paraventricular e supraóptico do hipotálamo. Seus axônios projetam-se para a neurohipófise, onde suas porções terminais formam bulbos contendo as vesículas com o peptídeo, o qual é secretado e ganha a circulação, sempre que há o estímulo.

Qual o receptor desse hormônio?

  • Existe apenas um receptor conhecido para esse hormônio, o Oxtr, um receptor acoplado a proteína G, que está presente tanto no miométrio e nas células mioepteliais das glândulas mamárias, quanto no sistema nervoso central.

Qual o tratamento do hiperparatireoidismo secundário?

  • Por sua vez, o hiperparatireoidismo secundário cursa com o aumento da liberação do PTH em resposta a baixos níveis de cálcio ou de vitamina D. O tratamento do hiperparatireoidismo primário e secundário são completamente diferentes.

Postagens relacionadas: