adplus-dvertising

O que é radioterapia da tireoide?

Índice

O que é radioterapia da tireoide?

O que é radioterapia da tireoide?

A radioterapia utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células cancerígenas que formam um tumor. Esse tipo de radioterapia é frequentemente usado no tratamento do câncer de tireoide medular ou anaplásico.

Como é feito o procedimento da iodoterapia?

A radioiodoterapia consiste na ingestão de líquido ou capsulas contendo doses maiores de iodo 131, geralmente 100 microcuries de iodo 131. A maior dose utilizada é de 200 microcuries e o paciente não deve ser tratado com mais de 600 microcuries.

O que é radioterapia e iodoterapia?

A radioterapia interna mais antiga e da qual se tem acumulado a maior experiência no mundo inteiro é a radioiodoterapia. É um tratamento aplicado exclusivamente a doenças da tireóide. Iodo-131 emite partículas beta que liberam sua energia para as células tireoidianas que o captarem.

O que o iodo radioativo pode causar?

Alguns dos efeitos colaterais que o tratamento com o iodo radioativo podem provocar incluem náuseas, dor abdominal e inchaço e dor nas glândulas salivares. A longo prazo, o efeito do iodo radioativo pode provocar hipotireoidismo, sendo necessário uso de medicamentos para repor a falta de hormônios da tireoide.

Como é feita a aplicação de iodo radioativo?

Também conhecido como iodo-131, o tratamento consiste na toma de uma cápsula de iodo radioativo por via oral. No tratamento de hipertiroidismo a dose de iodo-131 é menor do que nos casos de cancro. Nestes últimos, o tratamento implica o internamento da pessoa por um período de 2 a 3 dias.

Quanto tempo dura a iodoterapia no corpo?

O período pode variar, indo desde mínimo de 30 dias a até 4-6m. A grande maioria costuma fazer de 2-3 meses quando o pescoço já diminuiu o inchaço operatório. Retorne ao seu médico e discuta estas dúvidas com ele. Costumamos indicar entre o 30 e 60 dia após cirurgia.

Como é administrada a iodoterapia?

Como é o tratamento de iodoterapia? O iodo radioativo é administrado via oral na forma líquida ou em cápsula e, no organismo, emite radiação gama, semelhante aos raios X, usada para diagnóstico (cintilografia); e radiação beta, usada para tratamento.

Qual o tratamento mais indicado para a tireóide?

  • O iodo 131 é o mais utilizado no tratamento, no entanto, o iodo 123 é a melhor opção para a realização do exame, visto que tem menores efeitos e duração no organismo. Para realizar este tipo de procedimento na tireoide é necessário um preparo especial, que consiste em evitar alimentos e medicamentos que contenham iodo cerca de 2 semanas antes.

Qual o tratamento do câncer de tireoide com iodo radioativo?

  • O tratamento do câncer de tireoide com iodo radioativo permite a destruição da glândula tireoide e outras células cancerígenas com pouco efeito colateral

Por que a iodoterapia é mais eficaz em pacientes com câncer de tireoide?

  • A iodoterapia é amplamente indicada para pacientes com câncer de tireoide papilífero ou folicular (câncer diferenciado da tireoide). Mas, não é utilizada para tratar carcinomas anaplásicos e medulares da tireoide, uma vez que esses tipos de câncer não captam iodo. A iodoterapia é mais eficaz em pacientes com níveis altos de hormônio ...

Quando é utilizada a radioterapia?

  • A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.

Postagens relacionadas: