O que é polineuropatia Sensitivo-motora axonal crônica?

O que é polineuropatia Sensitivo-motora axonal crônica?
A polineuropatia é a disfunção simultânea de vários nervos periféricos por todo o organismo. Infecções, toxinas, medicamentos, câncer, deficiências nutricionais, diabetes, doenças autoimunes e outras doenças podem fazer muitos nervos periféricos funcionarem incorretamente.
O que é uma neuropatia?
A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).
Qual o mecanismo básico da neuropatia axonal?
- Em casos de neuropatia axonal grave pode haver grande redução numérica dos axônios amielínicos, até desaparecimento quase completo. A ausência de axônios amielínicos é forte argumento que o mecanismo básico da neuropatia é por lesão axonal, não da baínha de mielina.
Quais são as causas da neuropatia sensorial?
- Segundo a estatística médica, a neuropatia sensorial é diagnosticada em 2% das pessoas. Em pacientes idosos, a taxa de polineuropatia é superior a 8%. Uma das principais causas da doença é o diabetes mellitus, predisposição genética, deficiência crônica de vitamina B, lesões traumáticas e intoxicação grave do corpo.
Quais são os sintomas da Neuropatia Motora?
- Distúrbios da fala (disartria) e deglutição (disfagia) são anotados. A neuropatia motora múltipla ou multifocal manifesta-se como uma violação unilateral do movimento dos membros, sem sintomas sensoriais. Em oito dos dez casos, a doença começa aos 40-50 anos de idade.
Qual o mecanismo do desenvolvimento da neuropatia?
- O mecanismo do desenvolvimento da neuropatia depende da sua causa raiz, por isso, a patogênese representa-se por dois processos patológicos: Danos ao axônio (cilindro axial da fibra nervosa) - neste caso, o processo de funcionamento das células nervosas e musculares é perturbado.