Qual o tratamento para nevos displásicos?

Qual o tratamento para nevos displásicos?
A maioria dos nevos melanocíticos não necessita tratamento. Quando existe dúvida se a pinta é um nevo atípico ou um melanoma inicial, deve ser realizada a remoção da mesma para biópsia e confirmação diagnóstica.
Como surge o nevo?
A maioria dos nevos surge devido a exposição solar e possuem formato regular. Podem se manisfetar em qualquer idade, desde a infância até a fase adulta. Alguns casos merecem atenção redobrada, e a dermatologista Lilia Guadanhim listou quando o paciente precisa tomar cuidado com as pintas.
Como diferenciar um nevo de um melanoma?
Os nevos são benignos mas podem dizer quem tem predisposição a ter um câncer de pele muito grave chamado melanoma. De todos os melanomas 25% se originam dessas pintas conhecidas como nevos e os outros 75% dos melanomas aparecem do nada na pele e chamamos de melanoma “de novo”.
Quais são os nevos atípicos?
- Nevos atípicos são nevos melanocíticos benignos com bordas mal definidas e irregulares, com cores variadas (em geral, tons marrom-escuros a claros) e componentes maculares ou papulosos. Pacientes com nevos atípicos têm maior risco de apresentar melanoma.
Quem tem múltiplos nevos atípicos?
- O paciente que tem múltiplos nevos atípicos e nevos normais, pode ter a “Síndrome do Nevo Atípico Familial”, isto aumenta o risco de adquirir melanoma especialmente se um parente tiver melanoma. O nevo atípico aparece geralmente na puberdade e pode estar em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas áreas fotoexpostas, dorso e pernas.
Quais são os nevos comuns?
- Aparecem até os 35 ou 40 anos e são semelhantes, normalmente não há evolução, nem em tamanho, nem em formato ou coloração. Geralmente são maiores do que os nevos comuns e podem apresentar irregularidade do formato ou coloração. Dessa forma, podem ser muito parecidos com um melanoma inicial.
Por que devemos ficar atentas aos nevos?
- As pessoas devem ficar atentas, por exemplo, se notarem mais de 100 nevos, um ou mais que sejam maiores ou, ainda, um ou mais nevos atípicos. Atenção às características dos nevos normais e dos nevos atípicos e usar sempre a regrinha do ABCDE que indica lesões suspeitas de melanoma.