O que é neoplasia maligna na boca?
Índice
- O que é neoplasia maligna na boca?
- Como tratar orofaringe?
- O que causa câncer de orofaringe?
- Qual o principal câncer na boca?
- Qual a origem da neoplasia maligna?
- Quais opções de tratamento para o câncer de boca e orofaringe?
- Como Prevenir a neoplasia maligna?
- Quais são os tumores benignos da nasofaringe?

O que é neoplasia maligna na boca?
O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.
Como tratar orofaringe?
O principal tratamento para os cânceres da parte posterior da língua, palato mole e as amígdalas é a radioterapia, que tem como alvos o tumor e os linfonodos do pescoço. Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada como o principal tratamento. Isto significaria também a remoção dos linfonodos do pescoço.
O que causa câncer de orofaringe?
Os principais fatores de risco para esse tipo de câncer são: O tabaco. O álcool. O vírus do papiloma humano (VPH). O tipo associado com o câncer de garganta (incluindo o câncer de orofaringe) é o VPH16.
Qual o principal câncer na boca?
A boca tem vários tipos diferentes de células e, por isso, pode ser atingida por diversos tipos de câncer. Porém, os locais em que os tumores aparecem com maior frequência são a língua e o lábio, principalmente o inferior, e o tipo mais comum é o chamado carcinoma espinocelular (ou epidermoide).
Qual a origem da neoplasia maligna?
- A neoplasia maligna é caracterizada pela proliferação descontrolada e anormal de células devido a alterações no DNA ou a hábitos de vida. Apesar das células malignas se proliferarem de forma autônoma e descontrolada, o diagnóstico precoce da neoplasia maligna e início rápido do...
Quais opções de tratamento para o câncer de boca e orofaringe?
- As principais opções de tratamento para o câncer de boca e orofaringe são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e tratamento paliativo, que podem ser realizados isoladamente ou em combinação, dependendo do estágio e da localização do tumor.
Como Prevenir a neoplasia maligna?
- Apesar das células malignas se proliferarem de forma autônoma e descontrolada, o diagnóstico precoce da neoplasia maligna e início rápido do tratamento pode resultar em cura, melhorando a qualidade de vida da pessoa.
Quais são os tumores benignos da nasofaringe?
- Tumores benignos da nasofaringe são raros. Incluem os fibromas, papilomas, pólipos fibromixomatosos e teratomatosos. Algumas entidades mais comuns no sistema nervoso central podem se apresentar na nasofaringe, como os craniofaringiomas, meningiomas extracranianos, encefaloceles, hemangiomas e cordomas.