O que é neuropatia periférica nos pés?

O que é neuropatia periférica nos pés?
Neuropatia periférica é uma patologia que atinge os nervos dos pés e das mãos, causando uma sensação frequente de formigamento. O problema é grave e, na maioria das vezes, recorrente de tratamentos oncológicos ou de diabetes.
Qual a origem da neuropatia?
- A neuropatia é uma patologia que atinge cerca de 8% da população geral, mas a frequência pode ultrapassar os 50% em alguns grupos de risco. As explicações são de José Maria Pereira Monteiro, professor catedrático jubilado de Neurologia da Universidade do Porto e investigador clínico de Neurogenética do I3S da Universidade do Porto.
Quando é diagnosticada a neuropatia?
- Quando diagnosticada precocemente, a neuropatia pode ser revertida ou, pelo menos, controlada. Ainda assim, na maior parte dos casos a neuropatia é diagnosticada apenas num estado avançado e quando é difícil de tratar. Os danos nos nervos tornam-se irreversíveis quando a perda de fibras nervosas ultrapassa os 50%.
Por que a neuropatia pode surgir?
- A neuropatia é agravada ou pode surgir por causa de outras doenças? Pode surgir em diferentes tipos de doenças desde as inflamatórias, metabólicas, degenerativas, autoimunes, paraneoplásicas, entre outras.
Quais doenças podem causar neuropatia periférica?
- Algumas infecções virais e bacterianas podem causar neuropatia periférica, incluindo a doença de Lyme, herpes-zóster, vírus de Epstein-Barr, vírus da hepatite C, hanseníase, difteria e HIV.