adplus-dvertising

Como funciona soro Antiofidico?

Índice

Como funciona soro Antiofidico?

Como funciona soro Antiofidico?

Os soros antiofídicos são produzidos a partir do veneno retirado da própria serpente e da hiperimunização de animais. Primeiramente, obtém-se o veneno da serpente da qual se deseja produzir o soro. Posteriormente, esse veneno é inoculado em um animal, normalmente o cavalo, que produz anticorpos contra esse antígeno.

Em quais animais são injetados os venenos para produção do soro?

A PRODUÇÃO DE SORO A primeira etapa da produção de soros antipeçonhentos é a extração do veneno - também chamado peçonha - de animais como serpentes, escorpiões, aranhas e taturanas. Após a extração, a peçonha é submetida a um processo chamado liofilizacão, que desidrata e cristaliza o veneno.

Quais são as reações adversas do soro antiofídico?

  • Assim como qualquer medicamento, o soro antiofídico pode desencadear reações adversas após a aplicação. É comum o relato de coceira e vermelhidão na pele, vômitos, tosse e crise de asma. Apesar de pouco frequente, pode ocorrer choque anafilático, a forma mais grave de reação de hipersensibilidade.

Por que os soros são feitos no Brasil?

  • No país, os soros são feitos pelo Instituto Butantan, em São Paulo, pela Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais, e pelo Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro. Toda a produção é comprada pelo Ministério da Saúde e oferecida gratuitamente em hospitais e postos de saúde de todo o Brasil. 1.

Como o soro pode provocar reações alérgicas?

  • Além disso, como o soro é produzido a partir de anticorpos de cavalos (e não seres humanos) pode provocar reações alérgicas intensas que devem ser monitoradas por profissionais. Para um melhor resultado, o soro deve ser específico para o veneno injetado durante o acidente.

Como é realizada a hiperimunização do soro?

  • A hiperimunização para a obtenção do soro é realizada em cavalos desde o começo do século porque são animais de grande porte. Assim, produzem uma volumosa quantidade de plasma com anticorpos para o processamento industrial de soro para atender à demanda nacional, sem que os animais sejam prejudicados no processo.

Postagens relacionadas: