O que deve conter um Certificado de calibração?
Índice
- O que deve conter um Certificado de calibração?
- O que é o Certificado de calibração?
- Qual a importância do Certificado de calibração de um instrumento?
- Quem pode emitir Certificado de calibração?
- Como ler um certificado de calibração?
- Quem pode calibrar equipamentos?
- O que é o certificado de aferição?
- Como é elaborado e interpretado um laudo de calibração de uma vidraria?
- Como faço para substituir o certificado de calibração?
- Qual a rastreabilidade do certificado de calibração?
- Qual o endereço do solicitante da calibração?
- Qual a data da calibração?

O que deve conter um Certificado de calibração?
A NBR ISO/IEC 17025 determina quais são os conteúdos necessários dos certificados de calibração: Título “Certificado de Calibração” por exemplo. Nome e endereço do laboratório e o local onde as calibrações foram realizadas, se diferente do endereço do laboratório. Identificação única do Certificado de Calibração.
O que é o Certificado de calibração?
O Certificado de Calibração é um documento, originado a partir da atividade de Calibração, emitido por um Laboratório de Calibração que tenha seus processos adequados a norma NBR ISO/IEC 17025 e que possua padrões de referência rastreados a organismos nacionais (Inmetro/RBC) ou Internacionais.
Qual a importância do Certificado de calibração de um instrumento?
O objetivo do Certificado do Calibração é fornecer ao cliente os erros de medição do equipamento no momento da calibração. Conhecendo os erros do seu instrumento de medição, o cliente poderá corrigi-los no momento da utilização, tornando a medição mais exata e de maior confiabilidade.
Quem pode emitir Certificado de calibração?
Quem pode emitir um certificado de calibração no Brasil? No Brasil, somente laboratórios credenciados e acreditados pelo Inmetro, participantes da Rede Brasileira de Calibração (RBC) podem emitir um certificado de calibração.
Como ler um certificado de calibração?
Itens obrigatórios em um certificado de calibração
- título;
- nome, endereço do laboratório e local onde foi realizada a calibração;
- identificação do final do documento;
- nome e informações de contato do cliente;
- método utilizado (adições, desvios ou exclusões em relação ao método, se necessário);
Quem pode calibrar equipamentos?
Em tese, qualquer indivíduo que possua os conhecimentos e meios necessários está apto para realizar a calibração de equipamentos de medição, desde que, obviamente, respeitando todas as exigências de padrão e o rigor técnico.
O que é o certificado de aferição?
O certificado de calibração é um documento emitido por laboratório especializado e autorizado pelo Inmetro que contém os possíveis desvios padrão da medição do equipamento, otimizando a sua capacidade de medição.
Como é elaborado e interpretado um laudo de calibração de uma vidraria?
Basicamente, a calibração pode ser expressada no laudo por meio de um diagrama, declaração, curva ou tabela, sendo que o objetivo deste documento é fornecer ao dono do equipamento os erros de medição constatados durante o experimento.
Como faço para substituir o certificado de calibração?
- A emissão de um suplemento do Certificado de Calibração o qual, deverá constar o item corrigido e o motivo pelo qual houve a correção. A substituição completa do certificado.
Qual a rastreabilidade do certificado de calibração?
- Quando um Certificado de Calibração possuir o símbolo da Rede Brasileira de Calibração ou qualquer outra rede nacional, a rastreabilidade é comprovada em função da obrigatoriedade e comprovação dos organismos de acreditação.
Qual o endereço do solicitante da calibração?
- Nome e endereço do cliente. Observação: Se uma indústria enviar seu equipamento para um laboratório e este terceirizar esta calibração, o laboratório executor da calibração, deverá emitir um certificado para o solicitante do serviço e indicar a empresa dona do instrumento. Requisito 5.10.6 da NBR ISO/IEC .
Qual a data da calibração?
- Identificação do instrumento calibrado e data da realização da calibração. Observação: É desejável que possua data da calibração e data da emissão do certificado. Resultado da calibração com as unidades de medida. Observação: As unidades de medida devem estar relacionadas ao sistema internacional de unidades (SI).