O que é negligência na odontologia?
Índice
- O que é negligência na odontologia?
- Como faço para processar um dentista?
- Qual a diferença entre imperícia e negligência odontológica?
- O que é imperícia na odontologia?
- Como reclamar de uma clínica odontológica?
- Como vemos casos de negligência e imprudência dentro do consultório odontológico?
- Qual o significado da palavra negligência?
- Que é dano odontológico?
- Qual o erro no tratamento odontológico?

O que é negligência na odontologia?
As ações de negligência, imprudência e imperícia por parte do profissional da odontologia estão diretamente ligadas a ações resultantes da falta de preparo ou a experiência do cirurgião-dentista, abrangendo desde um atendimento superficial até a omissão e a falta de cuidado durante o atendimento e o serviço prestado.
Como faço para processar um dentista?
De acordo com o Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, o paciente pode processar o dentista por danos decorrente de tratamentos mal feitos ou indevidos e por danos morais também. Isso inclui o fato do paciente alegar que o tratamento não atingiu o resultado esperado, sentindo-se assim enganado.
Qual a diferença entre imperícia e negligência odontológica?
A negligência é uma falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma situação. A imprudência consiste em uma ação que não foi pensada, feita sem precauções. Já a imperícia é a falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica.
O que é imperícia na odontologia?
No caso da imperícia, a ação profissional se faz de maneira equivocada, seja por despreparo técnico, inexperiência etc. É o caso do profissional que realiza um procedimento no paciente sem o necessário domínio da técnica e que por conta disso, ocasiona um dano.
Como reclamar de uma clínica odontológica?
O envio da denúncia à Comissão de Ética deverá ser realizado pessoalmente na Sede do CROSP ou em uma de nossas Delegacias Seccionais (http://www.crosp.org.br/seccionais.html), podendo, ainda, ser encaminhado via Correios para Avenida Paulista, 688 – térreo – CEP 01310-909 – São Paulo/SP.
Como vemos casos de negligência e imprudência dentro do consultório odontológico?
- No entanto, não raramente vemos casos de negligência, imprudência e imperícia dentro do consultório odontológico.
Qual o significado da palavra negligência?
- A palavra negligência é utilizada para designar uma falta de cuidado em uma situação específica. No uso cotidiano e no direito, implica falta de diligência ou preguiça, podendo também significar ausência de reflexão proposital sobre determinado assunto.
Que é dano odontológico?
- Entende-se como dano odontológico qualquer lesão ou abalo sofrido pelo paciente baseado nas atitudes do profissional, sejam elas de ordem econômica ou moral. Assim, podemos citar como exemplo de ações de negligência, imprudência e imperícia: Tratamento imperfeito, isto é, que não alcança o resultado proposto;
Qual o erro no tratamento odontológico?
- ERRO NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO Banco do Conhecimento/ Jurisprudência/ Pesquisa Selecionada/ Direito do Consumidor Data da atualização: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro 00153. - APELAÇÃO 1ª Ementa Des(a). MARIA ISABEL PAES GONÇALVES Julgamento: 18 - - SEGUNDA CÂMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL.