O que é neoplasia folicular categoria IV?

O que é neoplasia folicular categoria IV?
A categoria IV (Bethesda IV) é chamada de Neoplasia Folicular, o que significa dizer que a alteração vem de células foliculares da tireóide, mas ainda não permite afirmar se a lesão é benigna ou maligna.
Quais os graus de câncer de tireoide?
No câncer de tireoide os estágios variam de 1 a 4, onde o estágio 4 significa que a doença está mais disseminada. E dentro de um estágio, uma letra anterior significa um estágio inferior.
Como é o carcinoma folicular invasivo?
- Carcinoma folicular extensamente invasivo: o tumor é apenas parcialmente encapsulado e a invasão é óbvia, muitas vezes visível macroscopicamente. Obrigatoriamente, deve-se observar um arranjo folicular para definir esse tipo de carcinoma, e quando este não está presente, o tumor pode ser classificado como um carcinoma pouco diferenciado (insular).
Será que o câncer folicular é um câncer?
- Algumas vezes, com base na biópsia por agulha fina (PAAF), não está claro, se o tumor é um câncer do tipo folicular. Apenas 20% dos tumores considerados neoplasia folicular são realmente câncer, então o próximo passo é geralmente a cirurgia para retirar o lobo que contém o tumor (lobectomia).
Como funciona o linfoma folicular?
- Eles podem vir a circular no sangue e causar uma condição assintomática denominada neoplasia folicular in situ e uma pequena parcela acaba se tornando linfoma folicular. Geralmente é lento, pouco agressivo e responde bem ao tratamento mesmo quando descoberto já em um estágio avançado.
Como se trata o adenoma folicular?
- Adenoma Folicular Trata-se de um tumor benigno encapsulado formado por células foliculares. É o tumor de tireóide mais comum, encontrado em 4%-20% das glândulas em autópsias. Uma variante é o adenoma de células de Hürthle, ou de células oxifílicas, composto por mais de 75% de células grandes com citoplasma granular eosinofílico.