O que é nefropatia diabetes?

O que é nefropatia diabetes?
A Nefropatia Diabética é uma das complicações crônicas do Diabetes Mellitus que afeta os rins e acomete de 20% a 40% dos indivíduos com diabetes. Seu curso é lento e silencioso.
Qual exame detecta nefropatia diabética?
O diagnóstico precoce da nefropatia diabética é realizado por meio de exame de urina, chamado microalbuminúria. Já nas fases mais avançadas da doença, pode-se identificar elevação nos níveis sanguíneos de creatinina e ureia, bem como a presença de proteína na urina.
Quais são as fases da nefropatia diabética?
- É possível identificar as seguintes fases no desenvolvimento da nefropatia diabética no DMI: 1° fase ou fase de hiperfiltração: caracterizada por um incremento na taxa de filtração glomerular, girando em torno de 25 a 50% quando comparada a taxa basal normal de um indivíduo.
Qual a origem da nefropatia?
- As pessoas podem desenvolver nefrite, uma inflamação dos rins, e isso pode evoluir para uma nefropatia completa. Em alguns casos, a nefropatia é congênita, causada por um problema genético que interfere na função renal.
Qual a importância da nefropatia diabética no mundo ocidental?
- Sabe-se que o diabetes mellitus tem aumentando em proporções epidêmicas. Desta forma, a nefropatia diabética tem ganhado cada vez mais importância como fator desencadeante de insuficiência renal no mundo ocidental.
Como Prevenir a nefropatia diabética?
- Como Fazer a Prevenção da Nefropatia Diabética? Pessoas com diabetes devem trabalhar para manter seus níveis de glicose no sangue sob controle para reduzir suas chances de desenvolver nefropatia diabética. Também é vital manter a pressão sanguínea a um nível saudável.