adplus-dvertising

Pode executar o fiador antes do devedor?

Índice

Pode executar o fiador antes do devedor?

Pode executar o fiador antes do devedor?

O fiador pode ser cobrado ou executado na Justiça? Sim, ele pode ser cobrado na Justiça, mas a cobrança deve ocorrer primeiro contra o devedor principal. Essa regra traz segurança ao fiador, pois ele só poderá ser cobrado quando se comprovar que o devedor principal não tem patrimônio para cobrir a dívida.

Qual o limite da responsabilidade do fiador?

O fiador poderá exonerar-se da obrigação a todo tempo, se a fiança tiver duração ilimitada, mas ficará obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias, após a notificação do credor(CC, artigo 835); A interrupção da prescrição produzida contra o devedor prejudicará o fiador(CC, artigo 204, § 3º).

Como saber se o fiador e profissional?

O que é um fiador profissional? O fiador profissional pode ser aquela pessoa que é fiador em vários contratos de locação e/ou pode ser a pessoa que utiliza documentos falsos. Quando falamos em documentos falsos estamos falando desde o RG como o comprovante de renda, por exemplo.

Quando posso executar o fiador?

Proprietário que oferece imóvel em hipoteca para garantir dívida de outra pessoa, pode ser executado como devedor, individualmente. Foi o que decidiu a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao analisar os Embargos à Execução interpostas na corte por dois fiadores.

O que o fiador deve fazer caso deseje que os bens do devedor principal sejam Excutidos primeiramente em uma execução?

Art. 827. O fiador demandado pelo pagamento da dívida tem direito a exigir, até a contestação da lide, que sejam primeiro executados os bens do devedor. Esse é o chamado benefício de ordem, pois a responsabilidade do fiador é subsidiária (posterior) à do devedor principal.

Pode ter mais de um fiador?

Pode haver ainda, mais de um fiador para o mesmo débito. Neste caso, se não há uma divisão contratual entre eles sobre quem irá adimplir determinada parte da dívida, todos os fiadores responderão solidariamente pela solvência do débito.

Quem pode ser fiador?

  • Esse direito é conhecido como benefício de ordem, que na prática garante que o proprietário só seja responsabilizado após os bens do inquilino serem utilizados para quitar a dívida. Quem pode ser fiador? Para garantir a segurança do acordo, é exigida uma série de requisitos do abonador, a começar pela necessidade de ter um imóvel em seu nome.

Qual o critério para ser fiador?

  • Eis alguns critérios usados pelos credores para decidir quem pode ser fiador: Não constar da lista negra do Banco de Portugal. O fiador pode ter que apresentar documentação comprovativa dos seus rendimentos e património.

Qual a figura do fiador?

  • A figura do fiador está na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245, de 1991) e sua assinatura tem que estar no acordo de locação. Do término do prazo de aluguel até a desocupação da residência, ele será o responsável por arcar com as despesas e encargos no caso de falta por parte do inquilino. Pode também ter seus bens penhorados pelo não pagamento de ...

Como saber o papel do fiador?

  • Saber o papel do fiador protege todos os envolvidos no contrato de aluguel. Afinal de contas, as pessoas saberão exatamente o seu papel e que procedimentos serão aplicados se alguma surpresa acontecer. Há, aliás, uma dúvida que sempre aparece nessas horas, que é a diferença entre fiador e avalista.

Postagens relacionadas: