Que condições são necessárias para que um campo magnético produz força em um fio condutor?
Índice
- Que condições são necessárias para que um campo magnético produz força em um fio condutor?
- Como um fio condutor pode gerar um campo magnético?
- Como isolar um campo magnético?
- Por que ao pegar um pedaço de fio condutor não é possível detectar a presença de corrente elétrica?
- Quando um campo magnético é nulo?
- Quando um fio condutor é percorrido por uma?
- Qual a força magnética em um condutor?
- Qual a intensidade do campo magnético do fio condutor?
- Como o campo magnético poderia induzir uma corrente elétrica?
- Qual a razão entre as intensidades dos campos magnéticos?

Que condições são necessárias para que um campo magnético produz força em um fio condutor?
O campo magnético produz uma força sobre o fio, diretamente proporcional à corrente. A força magnética sobre um pequeno segmento de fio depende também da orientação do fio em relação ao campo magnético; se o fio for paralelo ao campo magnético, a força é nula, e se o fio for perpendicular ao campo, a força é máxima.
Como um fio condutor pode gerar um campo magnético?
Quando uma corrente elétrica atravessa um fio condutor, cria em torno dele um campo magnético. Este efeito foi verificado pela primeira vez por Hans Christian Orsted em abril de 1820. ... Se fizermos fluir num fio condutor de eletricidade uma corrente elétrica, criaremos em torno deste fio um campo magnético.
Como isolar um campo magnético?
Uma blindagem magnética eficiente para campos magnéticos de um ímã se constitui em uma gaiola de material ferromagnético. Muitos equipamentos que devem ser protegidos de campo magnéticos externos estão encerrados em uma cápsula de material ferromagnético.
Por que ao pegar um pedaço de fio condutor não é possível detectar a presença de corrente elétrica?
Força de campo e força magnética O fato de o fio condutor percorrido pela corrente elétrica ser atraído ou repelido pelo ímã pode ser explicado em termos de força (uma interação entre dois ou mais corpos). ... A resultante desses movimentos e forças será praticamente nula e não haverá movimento do fio.
Quando um campo magnético é nulo?
Quando esse condutor é percorrido por uma corrente elétrica, também terá um campo magnético associado a ele e, praticamente, uniforme em seu interior. ... E, dessa forma, teremos um campo magnético resultante nulo na parte externa do solenoide.
Quando um fio condutor é percorrido por uma?
Quando um fio condutor é percorrido por uma corrente elétrica, parte da energia cinética dos elétrons é transferida para os átomos, aumentando sua agitação. Com isso, há um aumento na temperatura. O nome que se dá a esse fenômeno é efeito Joule.
Qual a força magnética em um condutor?
- Força magnética - carga em movimento; Força magnética - condutores; Por meio de suas experiências, Öersted descobriu que a corrente elétrica em um fio condutor está associada ao campo magnético existente ao redor desse fio. Depois, Faraday e Henry descobriram que a variação de um campo magnético é o que induz uma corrente elétrica em um condutor.
Qual a intensidade do campo magnético do fio condutor?
- A intensidade do campo magnético gerado ao redor do fio condutor retilíneo é dada pela seguinte equação: Onde μ é a grandeza física que caracteriza o meio no qual o fio condutor está imerso. Essa grandeza é chamada de permeabilidade magnética do meio. A unidade de μ, no SI, é T.m/A (tesla x metro/ampere).
Como o campo magnético poderia induzir uma corrente elétrica?
- Usando esse resultado, Michael Faraday perseguiu a idéia de que o contrário poderia ser verdade: um campo magnético poderia induzir uma corrente elétrica num fio condutor. Faraday montou um circuito fechado composto de um galvanômetro (medidor de corrente elétrica) e um bobina (fio condutor enrolado, formando um conjunto de espiras superpostas).
Qual a razão entre as intensidades dos campos magnéticos?
- Podemos afirmar que a razão entre as intensidades dos campos magnéticos B 1 /B 2, produzidos pelos dois condutores retilíneos no ponto P, vale: A figura mostra dois fios longos e paralelos separados por uma distância d = 10,0cm, que transportam correntes de intensidade I = 6,0A em direções opostas.